Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

IA, RFID e visão computacional lideram tendências no varejo para otimizar operações

Pesquisa mostra que 56% dos varejistas planejam adotar inteligência artificial nos próximos três anos

Redação de Redação
25 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo

retail-photography-website-vision-study-retail-imperative-cover-3600x2700

O uso de inteligência artificial (IA), RFID e visão computacional deve crescer no varejo nos próximos anos, conforme aponta o 17º Estudo Anual Global do Consumidor, divulgado pela Zebra Technologies. O levantamento indica que 56% dos varejistas planejam implementar ferramentas de análises prescritivas baseadas em IA para prevenir perdas em um período de um a três anos.

Além disso, 40% dos lojistas pretendem investir em câmeras e sensores de autoatendimento (46%), visão artificial (51%) e etiquetas RFID (41%).

Essas tendências tecnológicas respondem aos desafios do varejo, como a necessidade de otimizar operações, prevenir perdas e atender às expectativas dos consumidores. Segundo Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies no Brasil, as ferramentas tecnológicas podem transformar a gestão de estoques e melhorar a experiência do cliente.

“Investir em ferramentas que melhorem a gestão de estoques, automatizem operações e garantam suporte em tempo real é essencial para enfrentar os desafios do setor e proporcionar experiências mais consistentes e satisfatórias aos consumidores”, afirmou Ferreira.

As mudanças são motivadas pelas frustrações dos consumidores. O estudo revela que 79% dos compradores se incomodam com produtos protegidos ou trancados, e 64% enfrentam dificuldades para localizar colaboradores para assistência. Essa falta de suporte no ponto de venda levou uma em cada cinco pessoas a deixar a loja sem adquirir o que precisavam. Além disso, o índice de satisfação com experiências de compra caiu de 87%, em 2023, para 86% nas lojas físicas e 83% no e-commerce, em 2024.

O impacto das lacunas tecnológicas também atinge os colaboradores, com 85% relatando dificuldades para rastrear a falta de produtos em tempo real. Na América Latina, 66% dos consumidores disseram ter saído das lojas sem os itens que desejavam, a maior taxa registrada globalmente.

Outro ponto crítico é a questão da segurança. O estudo mostra que 69% dos consumidores estão preocupados com os impactos dos altos índices de roubo nos preços e temem que varejistas aumentem os valores para compensar as perdas. Além disso, 80% dos consumidores acreditam que a inflação está pressionando ainda mais o setor, o que os obriga a reduzir despesas gerais.

“O varejo precisa priorizar a eficiência operacional e a produtividade da força de trabalho móvel, ao mesmo tempo em que aposta em soluções tecnológicas como a inteligência artificial generativa para gestão de inventário e previsão de demanda”, destacou Ferreira.

Segundo ele, a automatização de processos, como o uso de RFID (48%) e monitoramento de vídeo (46%), pode melhorar a visibilidade de estoques em tempo real, contribuindo para aumentar a lucratividade e melhorar a experiência de compra.

Por fim, o estudo destaca que varejistas que adotam tecnologias móveis e modernas conseguem não apenas otimizar suas operações, mas também oferecer um ambiente de trabalho mais atrativo para os colaboradores. Com 85% dos associados e 80% dos varejistas defendendo a ampliação das equipes, o uso de tecnologia aparece como um diferencial para enfrentar os desafios do setor e criar experiências de compra mais satisfatórias.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

São Paulo celebra 471 anos e reforça posição como polo de diversidade gastronômica

Próxima Postagem

Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile