Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

IA, RFID e visão computacional lideram tendências no varejo para otimizar operações

Pesquisa mostra que 56% dos varejistas planejam adotar inteligência artificial nos próximos três anos

Redação de Redação
25 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo

retail-photography-website-vision-study-retail-imperative-cover-3600x2700

[the_ad id="169690"]

O uso de inteligência artificial (IA), RFID e visão computacional deve crescer no varejo nos próximos anos, conforme aponta o 17º Estudo Anual Global do Consumidor, divulgado pela Zebra Technologies. O levantamento indica que 56% dos varejistas planejam implementar ferramentas de análises prescritivas baseadas em IA para prevenir perdas em um período de um a três anos.

[the_ad id="138406"]

Além disso, 40% dos lojistas pretendem investir em câmeras e sensores de autoatendimento (46%), visão artificial (51%) e etiquetas RFID (41%).

Essas tendências tecnológicas respondem aos desafios do varejo, como a necessidade de otimizar operações, prevenir perdas e atender às expectativas dos consumidores. Segundo Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies no Brasil, as ferramentas tecnológicas podem transformar a gestão de estoques e melhorar a experiência do cliente.

“Investir em ferramentas que melhorem a gestão de estoques, automatizem operações e garantam suporte em tempo real é essencial para enfrentar os desafios do setor e proporcionar experiências mais consistentes e satisfatórias aos consumidores”, afirmou Ferreira.

As mudanças são motivadas pelas frustrações dos consumidores. O estudo revela que 79% dos compradores se incomodam com produtos protegidos ou trancados, e 64% enfrentam dificuldades para localizar colaboradores para assistência. Essa falta de suporte no ponto de venda levou uma em cada cinco pessoas a deixar a loja sem adquirir o que precisavam. Além disso, o índice de satisfação com experiências de compra caiu de 87%, em 2023, para 86% nas lojas físicas e 83% no e-commerce, em 2024.

O impacto das lacunas tecnológicas também atinge os colaboradores, com 85% relatando dificuldades para rastrear a falta de produtos em tempo real. Na América Latina, 66% dos consumidores disseram ter saído das lojas sem os itens que desejavam, a maior taxa registrada globalmente.

Outro ponto crítico é a questão da segurança. O estudo mostra que 69% dos consumidores estão preocupados com os impactos dos altos índices de roubo nos preços e temem que varejistas aumentem os valores para compensar as perdas. Além disso, 80% dos consumidores acreditam que a inflação está pressionando ainda mais o setor, o que os obriga a reduzir despesas gerais.

“O varejo precisa priorizar a eficiência operacional e a produtividade da força de trabalho móvel, ao mesmo tempo em que aposta em soluções tecnológicas como a inteligência artificial generativa para gestão de inventário e previsão de demanda”, destacou Ferreira.

Segundo ele, a automatização de processos, como o uso de RFID (48%) e monitoramento de vídeo (46%), pode melhorar a visibilidade de estoques em tempo real, contribuindo para aumentar a lucratividade e melhorar a experiência de compra.

Por fim, o estudo destaca que varejistas que adotam tecnologias móveis e modernas conseguem não apenas otimizar suas operações, mas também oferecer um ambiente de trabalho mais atrativo para os colaboradores. Com 85% dos associados e 80% dos varejistas defendendo a ampliação das equipes, o uso de tecnologia aparece como um diferencial para enfrentar os desafios do setor e criar experiências de compra mais satisfatórias.

Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

São Paulo celebra 471 anos e reforça posição como polo de diversidade gastronômica

Próxima Postagem

Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.