Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Black Friday

Black Friday de 2023 deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos

Dados do Google Trends apontam, ainda, aumento expressivo na busca por produtos para combater o calor

Redação de Redação
24 de novembro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

A Black Friday de 2023 deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Segundo dados divulgados pelo Google relacionados aos últimos sete dias, as buscas pela expressão “Black Friday” estão 50% maiores do que no mesmo período de 2022.

[the_ad id="138406"]

No terceiro trimestre deste ano, as pesquisas na plataforma pela mesma expressão já haviam alcançado o recorde histórico em relação ao mesmo período em anos anteriores.

“Em linhas gerais, quando falamos de intenção de compra, alguns fatores chamam atenção: o cenário mais estável e perspectiva financeira favorável, bolso menos apertado e aumento das buscas pela maioria das categorias do varejo, maior intenção de compra e, por fim, um consumidor mais maduro e consciente, buscando mais para fazer as melhores escolhas nesta Black Friday”, diz Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil.

Estudo do Google encomendado à Offerwise realizado em outubro também mostrou um cenário de maior otimismo dos consumidores para aproveitar as promoções. Os dados indicaram que sete em cada dez consumidores acreditavam, em outubro, que sua situação financeira iria melhorar. O resultado representava um aumento de 23% em relação a 2022.

Um terço dos entrevistados disse que estava com menos da metade de seu orçamento comprometido e 16% estavam com quase todo o orçamento comprometido. Em média, esses consumidores afirmaram que desejavam comprar itens de quatro categorias. Entre as apontadas como as mais desejadas, estavam moda, beleza, eletrodomésticos e celulares.

Black Friday de 2023 deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos

Onda de calor impulsiona consumo

A onda de calor que tem acometido o País nas últimas semanas deve ditar tendências na  Black Friday deste ano. Produtos como ar-condicionado, ventilador e climatizador, por exemplo, ficaram entre os dez mais clicados todos os dias desta semana no Google Shopping e ganharam destaque nas buscas.

Em Itens para Pets, o tapete gelado foi o termo mais clicado ao longo desta semana, tendo registrado um crescimento de 25% de terça para quarta-feira. Em Cama, Mesa e Banho, o cobertor de resfriamento foi o quarto produto mais clicado no período. Os cliques em desodorante cresceram 23%.

Além disso, segundo os dados divulgados pelo Google nesta quinta, 23, as consultas por protetor solar cresceram 32% em 24 horas. Outra curiosidade é o grande interesse do brasileiro por geradores de energia. De segunda a terça-feira, o produto foi o terceiro mais clicado na categoria Casa & Construção.

Black Friday de 2023 deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos

Clássicos da Black Friday

Produtos tradicionalmente buscados na Black Friday, como eletrodomésticos, eletroportáteis e itens de telefonia, começaram a aumentar no Google no Brasil nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, a maioria dos produtos mais clicados no Google Shopping fez parte dessas categorias.

O iPhone 13 e 14 foram os dois termos que geraram mais cliques na plataforma. As buscas pelo modelo Galaxy S23 da Samsung cresceram mais de 300% em 24 horas.

Outro produto com crescimento de interesse no período foi a Air Fryer, com aumento de 76% nos cliques. O nome da fritadeira elétrica foi o terceiro mais clicado no Google Shopping. Na última segunda-feira, lava louças registraram alta nas buscas de 143%, lava e seca, de 127%, e cafeteira, de 91%.

Ainda assim, as buscas no Google mostram uma tendência de diversificação na cesta de compras do brasileiro para a data. Categorias menos tradicionais, que já vinham crescendo ao longo do ano, estão acelerando na semana da Black Friday.

Em Perfumaria e Cosméticos, os cliques em niacinamida (vitamina B3) mais que dobraram em 24 horas. Suplementos tiveram aumento de buscas de 24% em relação ao ano passado. O destaque, nesse caso, vão para expressões como whey protein (alta de 49%), pré-treino (31%), maca peruana (24%) e vitamina B12 (21%).

Imagens: Shutterstock e Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Balanços do 3º trimestre de 2023: bolso apertado e pressão no varejo

Próxima Postagem

Investimentos do setor de aço devem somar R$ 12,5 bi em 2023, prevê instituto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
aço

Investimentos do setor de aço devem somar R$ 12,5 bi em 2023, prevê instituto

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.