O aniversário de 30 anos da Aramis parece ter sido tratado como um marco para a rede brasileira de moda masculina. Após o reposicionamento da Urban e o start da categoria infantil com a Aramis Next, agora foi a vez do lançamento da primeira flagship da marca, exatamente no mesmo local de abertura da primeira loja da rede: o Shopping Iguatemi, na zona oeste de São Paulo.
“A loja Aramis do Iguatemi foi a primeira loja da empresa. Quando falamos de varejo o Iguatemi tem muito desse ponto de contato com o cliente. Nossa marca vem evoluindo. Hoje é um marco para nós exatamente nessa evolução, de marca, de experiência, de design, de tecnologia… Essa flagship vem para abraçar nosso consumidor e esse lifestyle, onde queremos ser cada vez mais o destino número um do homem brasileiro”, revela Guilherme Farinelli, CRO da Aramis Inc.
A busca da marca é por um conceito em que a experiência do consumidor está no centro. “Eu lembro de uma NRF anos atrás falando que o varejo físico ia morrer. Eu nunca entendi essa frase. Isso nunca me passou pela cabeça. Pelo contrário. Acho que o varejo vai crescer cada vez mais. A única diferença é que as lojas vão demandar trazer cada vez mais experiência, para fazer o consumidor navegar pela marca, pelos produtos, pela inovação. Sem falar que o atendimento ainda é um dos grandes pilares da experiência, com a troca humana. A tecnologia vem para poder colocar conexão e proximidade entre os vendedores e o nosso consumidor, usando o espaço físico para que essa experiência seja cada vez mais sentida e percebida”, revela Richard Stad, CEO da Aramis Inc.
“O cliente que vem para essa unidade espera um bom atendimento, poder tocar no produto, ter uma boa curadoria do nosso consultor. E essa nova loja-conceito vem para embalar tudo isso. O cliente que estiver aqui na loja, utilizando a tecnologia RFID, por exemplo, vai poder ter no totem uma experiência de imersão, sendo impactado com toda a matéria prima daquele produto, a origem, etc. Nós tentamos trazer a tecnologia para a experiência de loja. Além do mobile checkout com os vendedores, para o consumidor ter uma venda fluída e mais rápida. A tecnologia vem para ajudar e para potencializar essa experiência. O e-commerce tem o seu papel. Mas a loja é o lugar em que conseguimos encantar o cliente”, complementa Farinelli.
Mais novidades

O lançamento da primeira flagship da marca traz também a chegada de mais uma vertical na rede: calçados e acessórios. “A Aramis tem muito claro o objetivo de se tornar a maior e melhor ‘house of brands’ no universo masculino e acho que isso passa necessariamente por compormos o grupo com outras marcas, trazendo novas avenidas de crescimento. Durante muito tempo toda a companhia foi construída com uma marca e enxergamos uma boa oportunidade de estendermos tanto novas categorias, como marcas complementares”, afirma Andre Yui, diretor de Novos Negócios do grupo.
“Já trabalhamos com calçados e acessórios há alguns anos. O que muda é a ênfase e o protagonismo que queremos dar para a categoria, diante de todo o potencial que enxergamos para esses produtos. Nossa operação no caso de calçados sempre foi licenciada. Mas agora entendemos que em um negócio de grande potencial é necessário você fazer a própria gestão, controlando estratégia, desenvolvimento de produto, relacionamento com o cliente, etc. Nossa expectativa para calçados em 2026 é quadriplicar o faturamento. Veremos uma transformação em algumas lojas, trabalhando calçados e acessórios como pontos de destino, diferentemente do que era antes, apenas complementando o look da loja”, complementa o executivo.
E a marca ainda quer mais. “Estamos focados para 2026 em integrar nossas quatro verticais: Aramis, Urban, Aramis Next e Calçados. E olhando para 2030 a busca é por se tornar a plataforma de lifestyle dos homens. Não existe um grupo que atenda o universo masculino no Brasil em várias marcas conectando a sua jornada. E é essa visão que estamos construindo. A Urban, a Next e a divisão de calçados são os primeiros pilares dessa transformação da Aramis Inc.”, finaliza o CEO Richard Stad.
Imagens: Gustavo Grohmann

