O Mercado Livre começou a monitorar os produtos de seus vendedores em plataformas rivais, como Shopee e Amazon, a fim de detectar se os sellers estão disponibilizando os mesmos produtos com preços mais baixos em outras plataformas.
Caso o vendedor esteja vendendo o produto a um preço mais baixo em outra plataforma, ele será notificado e terá um prazo de três dias para alinhar os preços. Se a exigência não for cumprida, ele poderá ter sua visibilidade dentro do Mercado Livre reduzida, além de ter acesso restrito a ferramentas e anúncios do seu portfólio de produtos.
Em comunicado, o marketplace afirma que está introduzindo um conjunto de iniciativas “para otimizar a competitividade de seu marketplace e impulsionar as vendas dos parceiros que mantêm um alto desempenho, reputação elevada e boas práticas, sempre tendo o consumidor como foco central”.
O posicionamento também detalha a penalidade aplicada aos vendedores que não atenderem às exigências:”Anúncios com preços competitivos terão melhor visibilidade, enquanto os itens com preços mais altos perderão visibilidade, acesso a campanhas promocionais e investimentos em publicidade.”
“É importante ressaltar que, se um item tiver sua visibilidade reduzida, o vendedor tem a opção de reverter o processo por meio de ajustes no anúncio. Essa ação é opcional e não implica em exclusividade ou restrições comerciais em outros canais de venda”, completa a empresa.
Imagem: Shutterstock


