Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Geração alpha está mais interessada em brinquedos e atividades educativas

Pesquisa foi realizada pela empresa Play e mostra que 78% das meninas preferem produzir seus próprios brinquedos

Redação de Redação
24 de março de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Geração alpha está mais interessada em brinquedos e atividades educativas

A geração alpha, nascida após os anos de 2010, no Brasil, está mais interessada em brinquedos e atividades educativas. Segundo estudo feito pela empresa Play, a pedido do Grupo Leonora, 8 em cada 10 pequeninos entrevistados dizem preferir brinquedos educativos, como peças Lego para montar, porque “dão liberdade para criar coisas”.

O levantamento reuniu 800 crianças e suas mães e destaca que as meninas (78%) preferem produzir seus próprios brinquedos com desenhos, pinturas e trabalhos manuais. Inclusive, dois canais no YouTube em torno do universo DIY (faça você mesmo, em português) são frequentemente assistidos pelos respondentes.

“Acreditamos na complementariedade dos mercados de papelaria e brinquedos, já que ambos têm o compromisso do desenvolvimento infantil. Constantemente, crianças estão aprendendo novas coisas, entendendo como é a vida em sociedade e desenvolvendo a própria personalidade e as habilidades”, afirma Edson Teixeira, diretor-executivo do Grupo Leonora.

Experiências divertidas também são um dos grandes atrativos para cerca de 79% das crianças, que buscam se entreter em tudo o que fazem, e 65% exigem diversão dos produtos e conteúdos que consomem atualmente. Portanto, estão mudando o conceito de apenas “consumir” para “consumir diversão através de conteúdo”.

Mercado infantil nacional

De acordo com levantamento do Sebrae, o mercado de produtos e serviços infantis movimenta, em média, R$ 50 bilhões por ano e vem apresentando um crescimento em torno de 14% anualmente.

Dados da Abrin mostram que, em comparação com o mercado europeu e americano, o Brasil ainda tem espaço para crescimento, porém, pouco capital disponível para o consumo. Na Europa, o setor atinge 40 brinquedos por criança; no mercado norte-americano, 32; e no Brasil, 11.

Ana Amélia, da Play Pesquisa, destaca que o estudo mostrou que a maior oportunidade para trabalhar itens educativos está entre os 3 e 6 anos, principalmente por ser uma fase de maior desejo pela categoria. “A partir disso, a criança inclui outros produtos na rotina, como games, e até mesmo esportes, ampliando o repertório e fragmentando os interesses. Afinal, é durante a infância que passamos pela maior fase de aprendizado”, conclui.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Oggi reativa fábrica em Pernambuco para expandir no Nordeste

Próxima Postagem

Preço ainda mantém hidrogênio verde longe do mundo real

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
levantamento da McKinsey & Company, nos próximos 20 anos, o Brasil deve receber US$ 200 bilhões em projetos de hidrogênio verde

Preço ainda mantém hidrogênio verde longe do mundo real

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile