Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Brasileiros revelam ter mudado o jeito de consumir nos últimos anos

Pós-pandemia consolidou consumidores mais intencionais, que pesquisam cada vez mais antes de comprar

Redação de Redação
24 de março de 2023
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Brasileiros revelam ter mudado o jeito de consumir nos últimos anos

O consumidor brasileiro não é mais o mesmo de antes da pandemia. O maior conhecimento sobre como usar a internet para buscar produtos associado a uma necessidade latente de encontrar o melhor custo-benefício consolidou o hábito do consumo intencional, com brasileiros cada vez mais bem informados sobre o que vão comprar. É o que mostram duas pesquisas encomendadas pelo Google.

Um dos estudos revela que nove em cada dez brasileiros afirmam ter mudado o jeito de consumir, passando a pesquisar mais antes de adquirir um produto na internet ou mesmo em uma loja física. A pesquisa também aponta uma tendência de crescimento das compras online: quatro em cada cinco brasileiros (82%) passaram a comprar mais pela internet. Os produtos que apresentaram maior número de pessoas comprando pela primeira vez online na pandemia incluem itens de limpeza (47%), alimentos e bebidas (47%), medicamentos (46%), produtos para pets (45%) e roupas, calçados e acessórios (41%).

O segundo estudo mostra que, durante as compras de Natal do último ano, quase nove em cada dez brasileiros (87%) disseram que usaram o smartphone para buscar informações sobre os produtos que planejavam adquirir. Mesmo sem as restrições sociais dos anos anteriores, o tempo gasto na jornada de compra online se manteve similar ao do período de pandemia, indicando a consolidação desse comportamento.

“A pandemia acelerou a digitalização dos brasileiros. No último Natal, 75% dos consumidores acionaram cinco ou mais pontos de contato para decidir suas compras”, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil. “E este comprador tende a gastar duas vezes mais e fazer quase três vezes mais compras que consumidor que acessa apenas de um a dois pontos de contato para decidir, gerando uma imensa oportunidade para os varejistas”, completa

Outra tendência apontada pelo estudo encomendado é a expectativa de diversificação dos meios de pagamento. Metade dos brasileiros espera que surjam novos meios de pagamentos no futuro. No curto prazo, 65% dos entrevistados esperam usar mais o Pix para fazer compras; em seguida aparecem as carteiras digitais (47%) e os cartões de crédito (41%) e débito (36%).

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Zendesk anuncia acordo de colaboração estratégica com a Amazon Web Services

Próxima Postagem

O futuro do varejo empoderado pela IA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O futuro do varejo empoderado pela IA

O futuro do varejo empoderado pela IA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile