A Privalia, em parceria inédita com o Instituto Dona de Si, da atriz e escritora Suzana Pires, e a Clique e Retire, resolveu apostar na Black Friday 2025 como uma oportunidade de alavancar o consumo consciente. Com a proposta de desapegar do que já cumpriu o seu papel e abrir espaço para novas histórias, dos dias 20 a 31 de outubro, o público geral poderá doar suas roupas em bom estado nos lockers da Clique Retire em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O cliente que doar receberá, por e-mail, um voucher de R$100 para compras acima de R$349 na Privalia durante o período da Black Friday.
“A Black Friday é, sem dúvida, um dos momentos mais intensos do varejo. Mas para nós ela também é um momento de reflexão sobre consumo e propósito. Queríamos mostrar que renovar o guarda-roupa não precisa ser sinônimo de excesso, mas sim de transformação e consciência”, revela Mayra Dietzold Palacios, CMO da Privalia.
As peças arrecadadas não serão apenas redistribuídas. Elas serão a matéria-prima do LAB de Moda Privalia dentro do Instituto Dona de Si, um espaço de criação e upcycling. Ali, as roupas ganharão novo valor e significado, sendo customizadas e repaginadas pelas mãos de mulheres atendidas pela Instituição. “Quando uma marca do tamanho da Privalia se une ao Instituto Dona de Si, ela não está apenas apoiando um projeto, está fortalecendo uma revolução silenciosa de mulheres que estão mudando suas próprias histórias”, afirma Suzana Pires.
“Ao falar de desapego, convidamos as pessoas a dar um novo destino às peças que já cumpriram seu papel, ao mesmo tempo em que descobrem novas oportunidades dentro do nosso app. É uma forma de conectar propósito e consumo inteligente”, completa Mayra Palacios.
Para participar da ação basta se cadastrar e levar as roupas em bom estado até um ponto de coleta da Clique Retire. É importante utilizar o mesmo e-mail de cadastro na Privalia e na Clique Retire para disponibilização do voucher. Lembrando que peças íntimas não são aceitas para as doações.
Iniciativa impulsiona o upcycling
De acordo com a McKinsey, no relatório de 2021 da Ellen MacArthur Foundation, a projeção é que até 2030, o setor de moda circular (incluindo upcycling e second hand) representará 13% do consumo total de roupas. Essa mudança é um reflexo direto da demanda por consciência e coloca o upcycling como um símbolo de transformação.
Diferente da reciclagem tradicional, o upcycling reinventa o que já existe, dando novo valor e significado a peças que poderiam ser descartadas. Trata-se de um movimento que une criatividade e consciência, mostrando que estilo e sustentabilidade podem caminhar juntos. Na prática, o upcycling amplia o ciclo de vida das roupas, reduz o impacto ambiental e incentiva um olhar mais afetivo sobre o consumo.
“O upcycling representa uma mudança de mentalidade: ele transforma o consumo em um ato criativo e consciente, e isso está muito alinhado com o que acreditamos na Privalia”, finaliza a executiva Mayra Dietzold Palacios.
Imagem: Divulgação

