Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Comércio registra maior crescimento em vendas do ano em setembro

Segundo indicador da Serasa Experian, o aumento de 1,3% foi puxado pelo setor de Veículos, Motos e Peças

Redação de Redação
23 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Comércio registra maior crescimento em vendas do ano em setembro

As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 1,3% em setembro na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, essa foi a alta mais significativa registrada neste ano até agora.

Veja os dados no gráfico abaixo:

Comércio registra maior crescimento em vendas do ano em setembro

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar do registro da variação mais positiva de 2024 até o momento, os números da atividade do comércio físico devem ser bastante variáveis ao longo do ano.

“O setor continua enfrentando desafios, pois o poder de compra dos consumidores é impactado pela inflação e pelos juros que estão subindo e pesam no bolso da população”, analisa Rabi. “Além disso, muitos brasileiros estão em situação de inadimplência. Sem uma melhora mais consistente na renda dos consumidores, os aumentos nos gastos deverão continuar bastante modestos nos próximos meses”, pontua o executivo.

A análise por setor revelou que a categoria “Veículos, Motos e Peças” marcou o maior crescimento em setembro, de 2,5%, seguida por Material de Construção (0,6%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,5%) e “Móveis, Eletrodomésticos e Informática” (0,2%)

A produção de motos cresceu 13,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2023, segundo a Abraciclo, entidade que representa as montadoras de motos do polo industrial de Manaus, capital do Amazonas, onde se concentra a maior parte da produção nacional do veículo. Entre janeiro e junho foram produzidas 868.076 unidades, melhor desempenho para o setor no período desde 2012.

“Combustíveis e Lubrificantes” (-0,9%) e “Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios” (-0,7%) foram os segmentos que registraram baixa no período. Confira, no gráfico a seguir, o movimento das categorias na comparação de setembro em relação a agosto:

Comércio registra maior crescimento em vendas do ano em setembro

Variação anual mostrou aumento

No comparativo entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 3,7%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses:

Comércio registra maior crescimento em vendas do ano em setembro

Nesse cenário, o setor de “Veículos, Motos e Peças” teve a maior expansão, de 8,1%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (7,4%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (3,3%), “Material de Construção” (3,1%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,6%) e “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,8%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fasano negocia imóvel para abertura do primeiro hotel e residencial na Europa

Próxima Postagem

Braskem anuncia acordo com Neste para fornecimento de matérias bio-circulares

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Braskem anuncia acordo com Neste para fornecimento de matérias bio-circulares para químicos

Braskem anuncia acordo com Neste para fornecimento de matérias bio-circulares

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.