O retail media está entre as maiores e mais certeiras apostas do varejo atualmente, tendo movimentado R$ 136 bilhões no mercado brasileiro em 2024, de acordo com a IAB Brasil, com previsão de alcançar US$ 175 bilhões em 2028 em escala global.
É neste cenário de ascensão que a 4yousee, adquirida pela Eletromídia em 2024, vem atuando. A companhia possui mais de 500 clientes que usam o 4yousee Manager para o gerenciamento de projetos de comunicação utilizando telas em projetos de mídia OOH e varejo, além de mais de 50 mil telas controladas em mais de 10 países.
Com telas nos cercando onde quer que estejamos — seja no elevador, no ponto de ônibus ou no supermercado — é preciso mais do que apenas presença digital. Segundo Joaquim Lopes, CEO da companhia, no painel “Transformando Lojas em Plataformas de Mídia e Experiência”, realizado no Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM, o retail media “não é só tela, mas parte da solução” no varejo.
Os dados também desempenham papel essencial nesse processo. Com o 4yousee Analytics, a companhia oferece aos varejistas câmeras com Inteligência Artificial (IA) e sensores de fluxo, além de integrar dados 1st party (aqueles gerados pelo próprio varejista) ao dashboard e captura de dados de interação. Essas funcionalidades permitem a oferta de campanhas segmentadas e maior personalização.
“O cliente precisa ter a experiência digital na loja física”, acrescenta o executivo. De acordo com ele, a loja “não pode ter um abismo tecnológico”.
“Para a gestão de conteúdo, a companhia também oferece soluções para lojistas. Por meio do 4yousee Manager, é possível integrar conteúdos de todas as áreas, e com o 4yousee Player, conectar as telas ao ponto de venda, automatizar promoções e integrar com CRM e ERP. Lopes destaca que, com a adoção de soluções como essas, o lojista consegue transportar o cliente do físico para o digital, transformando a jornada de compra em uma experiência omnicanal.
Case Renner
O investimento em mídia de varejo impacta diretamente a experiência do consumidor. Durante sua palestra, Joaquim Lopes citou a parceria entre a Eletromídia e a varejista Renner para o lançamento de provadores virtuais equipados com IA generativa, permitindo que os consumidores experimentassem de forma interativa as peças da nova coleção. “Tecnologia é um meio para cumprir um objetivo, que é a jornada do cliente”, afirma Lopes.
Os provadores contavam com uma tecnologia desenvolvida pela eletroLAB, joint venture da Eletromídia com a Context, capaz de reconhecer diferentes biotipos e ajustar automaticamente as roupas às proporções reais de cada pessoa, permitindo que os clientes visualizem com precisão como as peças vestem em seus corpos.
Reportagem: Felipe Mario.
Imagem: Mercado&Consumo



