O abandono de carrinho é uma pedra no sapato do e-commerce brasileiro: sete em cada dez carrinhos de compra são abandonados quando o cliente vai preencher os dados, segundo levantamento da Yampi. O frete também é um dos desmotivadores na hora da compra, de acordo com a Nstech, sendo o causador de 51% das desistências.
Com um problema tão grande para o setor, as empresas de e-commerce têm a quem recorrer? Sim, e uma dessas empresas é a ActiveCampaign, plataforma de automação de marketing inteligente que oferece recursos de e-mail marketing e CRM de vendas, apoiando empresas na aplicação de automações em diferentes etapas da jornada do cliente, a fim de que seus usuários possam escalar comunicações personalizadas, aprimorar a experiência do cliente e otimizar estratégias de marketing e vendas.
A Camesa é uma dessas empresas que se beneficiaram da expertise da ActiveCampaign. Com seu apoio, a companhia, que atua no desenvolvimento e comercialização de linhas de cama, mesa e banho, conseguiu converter 18% dos carrinhos abandonados.
Para a implementação da ActiveCampaign, que ocorreu em 2024, a Camesa contou com suporte da El Funilero, que auxiliou desde a integração da plataforma até a criação de automações no e-commerce da marca. Foi nesse momento que aconteceu o primeiro contato entre as empresas. “Fomos chamados para essa interface entre Camesa e ActiveCampaign”, conta Nikolas Feijó, diretor-executivo da El Funilero, no painel “Marketing de dados para conversões reais na indústria”, que contou também com Marcus Rudella, solutions consultant senior da ActiveCampaign, como mediador, e Richard Batista, head de Performance e Inovação da Camesa, no segundo dia da 10ª edição do Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM.
No painel, os executivos destacaram o sucesso da implementação da ActiveCampaign na Camesa. Além da reversão na taxa de abandono de carrinhos, a varejista registrou também um aumento de 27% na taxa de abertura de e-mails por parte do público B2C, além de um aprimoramento na qualificação de leads. “Nós conseguimos uma proximidade ainda maior com os clientes. Com parceiros como vocês [ActiveCampaign e El Funilero], não tem como não dar certo”, destacou Batista.
Entre as estratégias adotadas, estão a adoção de fluxos de boas-vindas personalizados, o envio de conteúdos semanais segmentados, a automação baseada no comportamento do usuário e a estratégia de reativação de leads inativos.
Futuro da parceria
A parceria não parou por aí. Juntas, as empresas planejam ampliar suas ações, com a evolução das automações. A Camesa planeja testar conteúdos com personalização mais avançada e desenvolver fluxos específicos para novos perfis dentro do seu ecossistema B2B.
“Tem muito desenvolvimento acontecendo. Essa é a importância de termos bons parceiros. Juntando IA, B2B e B2C, acredito que vem algo até ano que vem”, revelou Batista.
Reportagem: Felipe Mario.
Imagem: Mercado&Consumo




