Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Brasileiros tiveram prejuízo de R$ 245 milhões em golpes digitais no primeiro semestre

Apesar do alto valor, houve queda de 37% nas perdas estimadas

Redação de Redação
23 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 4 minutos
Brasileiros tiveram prejuízo de R$ 245 milhões em golpes digitais no primeiro semestre
[the_ad id="169690"]

Os brasileiros perderam R$ 245 milhões com golpes digitais nos seis primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Apesar do alto valor, houve queda de 37% nas perdas estimadas. A maioria das vítimas reside no estado de São Paulo (47%), que fica à frente do Rio de Janeiro (15%) e de Minas Gerais (9%).

[the_ad id="138406"]

Os dados pertencem a um estudo realizado pela OLX, marketplace de classificados de produtos usados, que analisa o cenário de golpes no ambiente digital ocorridos entre janeiro e junho de 2024 a partir de dados de mercado.

A plataforma também identificou queda de 10,3% nos golpes digitais aplicados no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 3.091 fraudes identificadas contra 3.447 nos seis primeiros meses de 2023. A perda estimada, apesar de alta, foi 37% menor, totalizando R$ 245 milhões.

O levantamento apurou que mais da metade dos golpes no período estão relacionados a falso pagamento (50,4%), um aumento de 64% em relação a 2023. O segundo mais praticado é a invasão de contas (22,2%), seguido de anúncio falso (14,3%) e coleta de dados pessoais (12,3%). Aliás, estes dois últimos tiveram redução de 20% e 46%, respectivamente, na comparação entre os primeiros semestres de 2023 e 2024.

“A diminuição na quantidade de golpes é um fator importante para o mercado de compra e venda online, que vem se esforçando no desenvolvimento de novas tecnologias para combater a fraude, alinhadas às ações de conscientização para os usuários sobre como agem os fraudadores e como evitá-los”, diz Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos do Grupo OLX. “No entanto, esses crimes ainda são recorrentes e geram prejuízo não apenas para as vítimas, como também para a economia do País. Para coibir essas fraudes, é necessário persistir no trabalho contínuo de segurança e de informação à população”, avalia

Segundo a executiva, muitos criminosos utilizam de técnicas de engenharia social para ganhar a confiança das vítimas, convencendo-as, por exemplo, a migrarem as negociações para outras plataformas ou realizarem pagamentos antecipados. Desta forma, conseguem obter dados pessoais sensíveis e até pagamentos por produtos ou serviços que não existem. “Muitas vezes, os usuários podem ser o elo mais vulnerável da corrente, por isso, quanto mais informação sobre o tema, menos pessoas serão enganadas”, alerta Beatriz.

São Paulo é o Estado com maior incidência de fraudes (47%), seguido por Rio de Janeiro (15%), Minas Gerais (9%) e Paraná (5%). Celulares e smartphones lideram a lista de produtos mais visados pelos golpistas, representando 40% – os modelos de iPhone totalizam 32% do total. Videogames estão em segundo lugar: correspondem a 22% das fraudes, com consoles PlayStation representando 15% dos golpes. Os computadores aparecem em seguida, com 9%.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2023 e 2024, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Conheça os principais golpes e como se proteger

1. Falso pagamento

O falso pagamento é o líder do ranking em golpes digitais. Esses incidentes se popularizaram com o aumento das transações bancárias digitais. O fraudador envia um comprovante falso de pagamento (via e-mail ou aplicativo de mensagens) para o anunciante.

Ao acreditar que o valor já foi depositado, o vendedor envia o produto. Pode ocorrer também quando o golpista se passa por uma loja que não existe e envia um falso boleto para pagamento; a vítima paga, mas nunca recebe o produto.

Prevenção

  • Só entregue o produto após conferir que o valor foi depositado em sua conta bancária ou carteira digital;
  • Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens;
  • Verifique o domínio dos e-mails (xx@nomedaempresa) de comunicados enviados pelas empresas e confira sempre o status da negociação no site ou aplicativo; e
  • Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, pesquise se o lugar existe mesmo e cheque a sua reputação na internet.

2. Invasão de conta

Geralmente, o fraudador tenta entrar em contas de plataformas online utilizando o login e senha de vazamentos na internet. Ao conseguir o acesso da conta, o criminoso realiza compras ou publica anúncios falsos de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento sem enviar o item para o comprador.

Prevenção

  • Use senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais, e nunca repita a mesma senha em diferentes sites; e
  • Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativas de login na conta.

3. Anúncio falso

Os criminosos inserem anúncios atrativos na plataforma para obter pagamentos antecipados ou até mesmo marcar um encontro com a vítima. Esse golpe costuma trazer ofertas com preços exageradamente abaixo do mercado e, além de solicitar pagamentos antecipados, pede dados confidenciais.

Prevenção

  • Desconfie de anúncios com valores muito abaixo do mercado e negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda, evitando aplicativos de mensagens; e
  • Os fraudadores não gostam de deixar rastros de suas atuações, por isso preferem ambientes digitais onde não poderão ser identificados posteriormente.

4. Coleta de dados

Por meio de técnicas de engenharia social, os fraudadores aproveitam oportunidades e criam cenários para roubar dados das vítimas e utilizá-los em golpes futuros, valendo-se também da vulnerabilidade de sistemas e uso de senhas fracas.

Prevenção

  • Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com outras pessoas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Tenha o mesmo cuidado no ambiente virtual;
  • Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras; e
  • Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, onde há ferramentas para promover a privacidade dos seus dados.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Natura é a nova embaixadora do Movimento Salário Digno da ONU – Rede Brasil

Próxima Postagem

Marcas próprias já representam até 7% das vendas em alguns segmentos do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Marcas próprias já representam até 7% das vendas no varejo

Marcas próprias já representam até 7% das vendas em alguns segmentos do varejo

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.