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Home Destaque do dia

Consumidor está disposto a investir em experiências personalizadas

Estudo aponta falta de investimento e análise de métricas como dois dos vilões do customer experience na América Latina

Redação de Redação
23 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
consumidor
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Para mapear as tendências em experiência do cliente (customer experience, ou CX) na América Latina, a Zendesk publicou um novo estudo da CX Trends Latam 2022. A pesquisa aponta que o atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais entre empresas, com 61% dos entrevistados esperando padrões mais elevados após a pandemia. Os dados afirmam ainda que 60% procuram empresas concorrentes após uma única experiência ruim.

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A preocupação das empresas com o tema nunca esteve tão em alta. Isso se deve ao fato de que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à forma como são atendidos e têm seus problemas solucionados.

Não por acaso, 88% das empresas pesquisadas concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Apesar disso, 43% dos consumidores sentem que o atendimento é algo secundário para as empresas, indicando uma lacuna entre a expectativa do consumidor e as ações das marcas.

“As empresas sabem que uma experiência de cliente excepcional é essencial para crescer agora e no futuro. As equipes de atendimento ao cliente devem assumir a liderança na transformação das empresas para gerar resultados reais e mensuráveis”, afirma Pedro Fontes, VP de Vendas da Zendesk no Brasil.

O levantamento mostrou ainda a discrepância na percepção dos varejistas e dos consumidores: enquanto 62% das empresas atribuem notas altas para seu serviço, 54% dos clientes acreditam que a CX parece estar em segundo plano.

Acompanhamento de métricas

Ao comparar as porcentagens do setor de varejo com os números gerais da América Latina, é possível perceber que o segmento está um pouco atrás quando se trata de ter um executivo responsável pela área de CX e também na análise de métricas.

Os dados do levantamento mostram que 44% dos varejistas afirmaram que ainda não existe um executivo que se responsabilize por isso, enquanto na AL são 28%. Além disso, apenas 18% das marcas de varejo acompanham as métricas de atendimento ao cliente diariamente, contra 27% no geral de empresas. Apesar desses dados, 76% dos executivos do setor de varejo concordam que o atendimento é uma prioridade para os negócios.

O mesmo levantamento mostrou que 90% dos clientes estão dispostos a gastar mais em experiências personalizadas, mas apenas 34% dos agentes de varejistas se sentem eficazes na hora de encontrar as informações necessárias para atender a essas expectativas, mostrando que a omnicanalidade precisa ser o centro das atenções das empresas.

Investimento e capacitação insuficientes 

Apesar de 25% dos varejistas ouvidos esperarem um orçamento pelo menos 25% maior nos próximos dois anos, apenas 31% deles concordam plenamente que estão investindo de forma adequada em iniciativas de suporte.

Para além do investimento em plataformas, a capacitação dos agentes de atendimento se mostra crucial no momento de fidelizar o consumidor. De acordo com o estudo, apenas ⅓ deles se sentem capacitados para fazer um bom trabalho. Se por um lado o investimento é pouco, por outro, 83% dos executivos do setor de varejo têm consciência de que os agentes desempenham um papel vital na retenção de clientes.

Metodologia

O relatório foi feito com base em pesquisa com consumidores e empresas, além de informações do produto Benchmark da Zendesk. Ao todo, mais de oito mil pessoas foram entrevistadas, entre agentes e compradores de tecnologia de 21 países, incluindo o Brasil, e organizações de todos os portes. Os dados de uso do produto Benchmark da Zendesk vêm de mais de 97.500 clientes no mundo.

Imagem: Shutterstock

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