Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Por dentro do varejo – da estratégia à excelência operacional

Redação de Redação
23 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Alexandre van Beeck*

Para quem vive o varejo e acompanha as tendências de negócios e consumo, é fundamental conhecer boas práticas de operações que se destacam em seu propósito. Quando desenvolvemos um programa de visitas técnicas ao varejo, seja no Brasil ou no exterior, em um primeiro momento, identificamos as fortes tendências do varejo que inspiraram o pensamento estratégico, que servirá de direcionamento para ser executado com excelência em diferentes modelos de negócio.  Seguindo esta metodologia desenvolvemos o programa de Study Tour para o LATAM Retail Show.

TENDÊNCIAS DE VAREJO

Hub de Soluções e Serviços

Um movimento cada vez mais forte no varejo global é transformar as lojas e negócios de varejo em um local que crie uma forte identificação com os valores de seus consumidores. A tendência do varejo em se tornar um Hub de Soluções e Serviços, traduz a necessidade dos consumidores em encontrar soluções nos pontos de venda, valorizando a experiência de compra e da conveniência para resolver seus problemas acima de qualquer coisa. Sob diferentes aspectos, buscamos por exemplos de operações nacionais que reforçam essa tendência.

Diversificação do Modelo de Negócio

O varejo deve fugir constantemente da oferta tangível e da guerra improdutiva do preço mais baixo. Inovação em processos e gestão, análise do comportamento do consumidor, a busca constante de aumento de produtividade e conversão de vendas, são assuntos recorrentes no varejo moderno. Muitos segmentos buscam pela diversificação do modelo de negócio como uma estratégia para se manterem competitivos e fortalecer a fidelização de novos consumidores.

ESTRATÉGIA

São Paulo é a capital dos negócios no Brasil e um celeiro de operações que servem de benchmark para todo o país. A partir da identificação dessas tendências, conversamos com diversas executivos de diferentes operações para entender sua estratégia e posicionamento. Mapeamos os principais varejistas dentro dos segmentos de Conveniência, Moda, Shopping Center, Entretenimento, Alimentação para conseguir extrair de cada um deles as estratégias por trás dessas operações. Durante as visitas, os grupos serão recebidos por esses executivos que apresentarão seus pensamentos estratégicos antes de apresentar suas operações.

EXECUÇÃO

O desafio da implementação estratégica é grande e envolve, muitas das vezes, toda a cadeia produtiva do negócio. Ao visitarmos as lojas analisaremos quatro pontos básicos: Atendimento, Ambientação, Abastecimento e Administração.

Desta forma, entenderemos o que foi preciso fazer para colocar em prática a estratégia. Novas negociações com parceiros e fornecedores, novos processos logísticos, criação de indicadores de performance e controle, funcionam como pano de fundo das operações. Assim como, a perfeita exposição dos produtos, novo sortimento, uso da tecnologia, o design da loja e treinamento dos funcionários são fundamentais para criar uma experiência diferenciada para cada cliente.

Ao liderar um projeto como este, a consultoria consegue exercitar tanto o poder de análise de negócios como provocar uma discussão mais profunda com o grupo sobre os caminhos que o varejo brasileiro está seguindo, inspirando o desenvolvimento do seus negócios.

O programa de visitas técnicas para o LATAM Retail Show, foi desenvolvido pelo Grupo GS, através da GS&AGR Consultores, acontecerá nos dias 22 e 26 de agosto. Maiores informações sobre o programa de visitas técnicas aqui:

O LATAM Retail Show acontece de hoje (23) até o dia 25, no Expo Center Norte.  Acesse www.latamaretailshow.com.br e inscreva-se gratuitamente para a Expo.

*Alexandre van Beeck (alexandre.beeck@agrconsultores.com.br) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores. Siga-o no Twitter: @beeck

Postagem anterior

Economista Ricardo Amorim modera importante debate sobre o cenário econômico

Próxima Postagem

Abertura do LATAM Retail Show tem experiências de grandes marcas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Abertura do LATAM Retail Show tem experiências de grandes marcas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile