Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Resposta para todos os problemas pode ser encontrada ouvindo clientes”

Carol Tomé, CEO da UPS, conta como a companhia se viu obrigada a acelerar entregas na pandemia

Redação de Redação
23 de junho de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 4 minutos
"Resposta para todos os problemas pode ser encontrada ouvindo clientes"

Ouvir atentamente os clientes pode ser a melhor forma de uma empresa resolver problemas. Quem afirma é a executiva Carol Tomé, que passou 18 anos como diretora financeira da rede de varejo The Home Depot e assumiu o cargo de CEO da UPS, maior empresa de logística do mundo, em março de 2020. A ideia inicial era passar os primeiros três meses viajando e conhecendo a empresa. Mas, uma semana depois de Carol ser nomeada CEO, o mundo estava lidando com a maior crise de saúde desde a epidemia de gripe de 1918.

Em uma conversa com Stephanie Mehta, editora-chefe da Fast Company, na NRF Retail Converge, Carol falou sobre os destaques e as lições aprendidas em seu primeiro ano e meio turbulento no comando da empresa, começando com o gerenciamento da pandemia.

Ela achou que tudo iria parar, mas logo veio a explosão do comércio eletrônico. “No segundo trimestre de 2020, tivemos de contratar 40 mil pessoas apenas para lidar com os pacotes”, contou. Carol trouxe um importante insight de liderança de seus anos na The Home Depot para seu novo cargo: “a resposta para todos os seus problemas pode ser encontrada ouvindo seus clientes”.

“O que nossos clientes da UPS estavam nos dizendo era: ‘Você é muito lento’. Eu perguntei à equipe de liderança o que era necessário para consertar isso, e eles disseram que era preciso um pouco de dinheiro. Então, começamos a consertar.”

Para reduzir a burocracia e agilizar as decisões, Carol reorganizou a estrutura de gestão de 21 comitês para conselhos de revisão. Antes, as decisões de gerenciamento eram feitas pelos 21 comitês da empresa.  “Se você tivesse uma ideia, teria que esperar a próxima reunião do comitê para apresentá-la. Se sua ideia precisasse de ajustes ou revisão, você tinha que esperar pela reunião do comitê para levá-la para a próxima etapa. Eu desfiz os comitês e aumentei a agilidade”, diz ela.

Outra decisão que elevou a importância da diversidade e inclusão foi o relaxamento da política de aparência rígida e restritiva. Após ouvir o feedback dos funcionários, a UPS passou a permitir estilos de cabelo diferentes, pelos faciais e outras preferências pessoais de aparência. “Se você trabalha para nós, queremos que seja capaz de trazer o seu eu autêntico para o trabalho.”

"Resposta para todos os problemas pode ser encontrada ouvindo clientes"
Carol Tomé, CEO da UPS

O papel da tecnologia

Stephanie Mehta pediu a Carol que caracterizasse o papel da tecnologia no futuro da empresa. A chave, segundo ela, está nos dados. A UPS tem uma rede de dados extremamente bem integrada, fundada na tecnologia que a própria empresa construiu, complementada por tecnologia baseada em SaaS para aplicações de negócios: faturamento, RH, pagamentos, etc.

“Estamos trabalhando em muitas coisas legais. Temos robôs carregando e descarregando caminhões. Temos drones. Temos VTOLs – aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais. Também estamos nos livrando dos sistemas legados”, contou.

Com base no que viu acontecer nos últimos meses, a CEO da UPS deixou, ainda, um conselho aos varejistas. “Personalizar a experiência é extremamente importante. Pelas cartas que recebo dos clientes, vejo como isso é pessoal: ‘Esse era o vestido de noiva da minha filha. Obrigado por entregá-lo a ela a tempo’. Na UPS, nos concentramos na experiência de ponta a ponta: ela precisa ser pessoal, desde o remetente até o destinatário.”

Brasil na NRF Retail Converge

A NRF Retail Converge, totalmente virtual, é realizada pela National Retail Federation, a federação que representa o varejo nos Estados Unidos. A NRF Retail Converge terá mais de 160 de sessões com os maiores especialistas e executivos do setor do mundo todo. O evento dá sequência à primeira parte do Retai’s Big Show, realizada em janeiro. O portal Mercado&Consumo faz a cobertura completa.

O Brasil também marca presença na NRF Retail Converge. Na sexta (25), o papel do D2C na estratégia das brasileiras Havaianas e Natura será destaque de um dos painéis. Os participantes do painel serão Paula Andrade, vice-presidente de varejo da Natura &Co para a América Latina, Fernanda Romano, vice-presidente global de Marketing e Inovação da Alpargatas (dona da Havaianas), e Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo.

“Além de todas as mudanças que já estavam em vigor, a Covid atingiu os consumidores em uma escala e em um ritmo nunca antes vistos, e os hábitos e até mesmo os valores deles mudaram dramaticamente. Não foi diferente no D2C: o canal agora é ainda mais orientado para o digital, e as empresas não estão só desenvolvendo suas plataformas de venda online, mas também criando ferramentas para suportar toda a sua estrutura direta ao consumidor”, analisa Yamashita.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Transformação digital e ESG: juntos ou separados?

Próxima Postagem

Além de Anitta, outras celebridades são ‘conselheiras’ de grandes marcas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Além de Anitta, outras celebridades são 'conselheiras' de grandes marcas

Além de Anitta, outras celebridades são 'conselheiras' de grandes marcas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile