Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Confiança do consumidor apresenta queda de 1,0% em abril

Evolução da confiança do consumidor nos próximos meses estará ligada às perspectivas de renda e emprego

Redação de Redação
23 de abril de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Confiança do consumidor apresenta queda de 1,0% em abril

Registrando 98 pontos, a confiança do consumidor apresenta uma queda de 1,0% em abril deste ano em relação a março, conforme a apuração do Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn. Se considerado o mesmo período de 2023, a queda foi maior, atingindo 2,0%.

Este número representa a quinta queda mensal consecutiva e a quarta contração seguida em relação ao mesmo período do ano anterior desde janeiro de 2021, devido ao início da pandemia de COVID-19 e pelo consequente isolamento social. O nível atual do INC permanece no campo pessimista, abaixo de 100 pontos.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, considera que a causa do recuo da confiança do consumidor é a diminuição da disposição para adquirir bens duráveis, como geladeira e fogão, enquanto a propensão a investir e a intenção de adquirir itens de maior valor, como carro e casa, permaneceram estáveis.

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias em todo o país, residentes em capitais e cidades do interior, e destacou a queda da confiança nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, enquanto na região Sul o índice mostrou estabilidade. No Centro-Oeste, foi registrado um aumento na confiança dos consumidores. No recorte por classes socioeconômicas, observou-se uma diminuição nas classes AB e DE, com um leve aumento para a classe C.

“Esta tendência negativa do indicador está refletindo o processo de desaceleração econômica, iniciado no ano passado, em um contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda altos e aumento dos preços dos alimentos, que impactam de forma mais significativa as famílias de baixa renda”, completa o economista.

Houve uma deterioração na percepção das famílias, tanto em relação à sua situação financeira atual como em termos das perspectivas futuras, apesar de um leve aumento na sensação de segurança no emprego.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo violento do X

Próxima Postagem

Após reunião com Lira, Haddad diz que saiu convencido de que há acordo para votar Perse

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Após reunião com Lira, Haddad diz que saiu convencido de que há acordo para votar Perse

Após reunião com Lira, Haddad diz que saiu convencido de que há acordo para votar Perse

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile