Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Para 55%, adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência

Para compras presenciais, o principal critério de escolha do meio de pagamento é a aceitação 

Redação de Redação
23 de março de 2024
no Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Para 55%, adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência

As inovações tecnológicas transformando a maneira como os pagamentos cotidianos são realizados e como as pessoas gastam ou gerenciam seu dinheiro. Segundo levantamento feito pela Mastercard com consumidores de 14 países na América Latina e no Caribe, incluindo o Brasil, 77% dos consumidores latinomericanos utilizaram pagamentos eletrônicos nos últimos anos, sendo os cartões de crédito e débito os instrumentos de pagamento mais utilizados tanto de forma online quanto em lojas físicas.

“A digitalização dos meios de pagamento representa a solução para as necessidades diárias dos brasileiros. Novos métodos de pagamento, como o recém-lançado Click to Pay, tornaram-se ferramentas que facilitam pagamentos e transações”, afirma Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

Cerca de 55% dos brasileiros indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência. A segunda razão, com 49%, deve-se à redução da necessidade de portar dinheiro em espécie e a velocidade da transação aparece em terceiro, com 48%.

Para compras presenciais, os cartões de crédito são a preferência de 64% dos entrevistados e o débito por 38%.  O crédito é principal método dos consumidores, com uma taxa de uso de 33% e 69% para compras em lojas físicas e online, respectivamente.

Para compras presenciais, o principal critério de escolha do meio de pagamento é a aceitação (42%), seguido por conveniência (36%) e velocidade (35%). A segurança é um critério primordial para 30% dos consumidores. Tais elementos são encontrados também nos pagamentos por aproximação, cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.

Enquanto para compras online, a prioridade é a segurança (33%), seguido por conveniência (32%) e aceitação (30%).

Novas tecnologias

Cerca de 89% dos brasileiros afirmam que estão abertos a testarem novos métodos de pagamento. A preferência pelo dinheiro em espécie tem diminuído nos últimos anos, com um terço dos consumidores indicando que essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos.

Outros 53% afirmaram sentir-se muito confortáveis usando novas tecnologias, enquanto 42% estão moderadamente dispostos a usar as inovações do mercado, e apenas 5% responderam que ainda não se sentem confortáveis.

“Esse comportamento dos consumidores é um incentivo para que empresas continuem inovando e implementando novas tecnologias e serviços. Ao mesmo tempo, são oportunidades para criar melhores experiências, aumentar a segurança por meio de criptografia de dados e, desta forma, se destacar em meio a um ambiente cada vez mais competitivo”, conta Tangioni.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Hermès é alvo de ação por restringir venda da Birkin

Próxima Postagem

Oggi reativa fábrica em Pernambuco para expandir no Nordeste

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Oggi reativa fábrica em Pernambuco para expandir no Nordeste

Oggi reativa fábrica em Pernambuco para expandir no Nordeste

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile