Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Sherwin-Willians viu Suvinil como oportunidade única – comprou rápido e pagou de acordo

Suvinil é a líder do mercado de tintas decorativas no Brasil, com 35% de participação

Redação de Redação
23 de fevereiro de 2025
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Sherwin-Willians viu Suvinil como oportunidade única - comprou rápido e pagou de acordo

Das Bautenanstrichmittel-Geschäft ist ein B2C-Geschäft mit einem breiten Portfolio an Farben, Farbvorbereitungsprodukten sowie digitalen Lösungen, die hauptsächlich unter der Marke Suvinil vertrieben werden. Foto: BASF SE The decorative paints business is a B2C business with a wide portfolio of paints, paint preparation products and digital solutions that are mainly sold under the Suvinil brand. Photo: BASF SE

A aquisição anunciada pela Sherwin-Williams na segunda-feira, 17, da brasileira Suvinil é o maior negócio da americana na América Latina. Com a compra, por US$ 1,15 bilhão, ou R$ 6,5 bilhões pelo dólar do dia, toda paga em dinheiro, a empresa dos Estados Unidos pode saltar de menos de 6% de participação no mercado brasileiro de tintas para 41%.

A Suvinil é a líder do mercado de tintas decorativas no Brasil, com 35% de participação. A segunda maior é a AkzoNobel, dona da marca Coral, com pouco mais de 25%. No ano passado, a Suvinil faturou US$ 525 milhões (R$ 3 bilhões, pelo dólar do dia).

A aquisição precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Como não eleva tanto a concentração do mercado, fontes acreditam que seja aprovada sem maiores restrições.

A venda da Suvinil foi um processo rápido para padrões de fusões e aquisições (M&A, em inglês) no Brasil e no mundo, especialmente quando estão envolvidas cifras na casa do bilhão de dólares e se arrastam por meses. A própria empresa alemã reconhece a rapidez na venda. “Estou encantado que tenhamos feito um progresso tão rápido em encontrar um novo lar para a Suvinil,” disse Anup Kothari, membro da diretoria-executiva da Basf, em comunicado à imprensa.

Intenção anunciada em setembro

A Basf anunciou a intenção de vender a Suvinil em setembro do ano passado. A decisão ocorreu porque o Brasil é o único mercado do grupo alemão no mundo em que a empresa ainda operava no ramo de tintas decorativas, que já não era mais foco do grupo.

Em janeiro deste ano, começou um processo competitivo no mercado, que atraiu empresas e fundos especializados em comprar empresas (private equities). No último dia 7 terminou o prazo para o recebimento de propostas não vinculantes.

Com participação pequena no mercado brasileiro, e querendo crescer mais, a Sherwin-Williams, fundada em 1866 nos Estados Unidos, se empenhou em levar a marca e se apresentou de forma mais agressiva, costurando um acordo de exclusividade na negociação, de acordo com fontes. “Os 6% de participação não eram onde a empresa queria estar”, observe um interlocutor.

Domínio estrangeiro

Sem uma empresa grande no Brasil de tintas, com o mercado dominado por estrangeiros, estava claro que o fechamento do negócio envolveria um grupo estrangeiro, diferente de muitas fusões recentes, onde companhias brasileiras têm tido predominância. Por exemplo, a aquisição do suíço Julius Baer pelo BTG Pactual. “O setor de tintas é muito consolidado globalmente, as transações acabam tendo dois ou três compradores em qualquer lugar. E uma oportunidade como a Suvinil não aparece todo dia”, afirmou uma fonte próxima ao negócio.

A Sherwin-Williams divulgou que o múltiplo do negócio ficou no “low teens”, a expressão do inglês para se referir aos números de 13 a 19, na comparação com o Ebitda (lucro sem impostos, juros e amortizações). Um fundo de private equity, que compra participação em empresas, dificilmente pagaria esse valor, argumenta uma fonte.

“O negócio é altamente complementar ao da Sherwin-Williams na América Latina, já que a marca Suvinil é bem conhecida”, afirmou o presidente e CEO da Sherwin-Williams, Heidi G. Petz, em nota à imprensa.

O Citi assessorou a Sherwin-Williams na aquisição da Suvinil. A Basf foi assessorada pelo Deutsche Bank no processo de venda, como já havia revelado a Coluna do Broadcast em dezembro.

Entre os assessores jurídicos, a Sherwin contratou os escritórios Jones Day e BMA. Já a Basf teve o auxílio de Linklaters e Todorov, Giannini & Nisiyama.

Com informações de Estadão Conteúdo (Altamiro Silva Junior).
Imagem: Divulgação/Basf

Postagem anterior

Trump estuda tarifas para compensar impostos estrangeiros sobre empresas de tecnologia

Próxima Postagem

Azul anuncia suspensão de operações em 14 cidades do país; confira a lista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Azul anuncia suspensão de operações em 14 cidades do país; confira a lista

Azul anuncia suspensão de operações em 14 cidades do país; confira a lista

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile