Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo de valor puxa o crescimento do setor nos EUA e no Brasil

Marcos Gouvêa, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, apresenta dados e faz uma análise comparativa entre os mercados norte-americano e brasileiro

Redação de Redação
23 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo de valor puxa o crescimento do setor nos EUA e no Brasil

Após dias de imersão no berço das tecnologias e tendências do varejo, durante a NRF Retail ‘s Big Show 2023, em Nova York, é hora de entender e condensar tudo o que foi visto, ouvido e discutido, e conectar com o atual momento no Brasil. Em uma análise feita para os líderes das principais empresas do setor, no Retail Executive Summit, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, apresentou dados comparando a evolução dos dois mercados e os caminhos para os empresários brasileiros.

Em um estudo comparativo entre 2000 e 2022, com dados do Censo Bureau, a evolução das vendas no varejo geral norte-americano passou de uma base de 100 para 256. Nesse período, o setor de duráveis ficou estagnado a maior parte do tempo, com uma leve recuperação após a pandemia de covid-19, chegando a uma base de 129. Já as lojas de departamento tiveram o pior desempenho entre todos os setores, com uma forte queda de 41% entre 2020 e 2022.

Mas o que chamou a atenção, segundo Gouvêa, foi o forte crescimento do setor de clubes de atacado, o correspondente aos nossos atacarejos, com evolução de 100 para 427.

“Esse setor teve um crescimento explosivo e isso é uma sinalização de que não podemos perder de vista o crescimento do chamado varejo de valor, aquele em que o consumidor está bastante informado, analisa tudo e decide onde e o que comprar. O varejo de valor está puxando a expansão do setor nos Estados Unidos e também no Brasil”, disse Gouvêa.

Duas realidades

Se comparado com o mercado norte-americano nesse período, o varejo brasileiro teve uma evolução bem mais tímida, descontada a inflação. Enquanto o setor como um todo passou de uma base de 100 para 256 nos Estados Unidos; no Brasil, a evolução real foi de 100 para 196.

Gouvêa faz um alerta, porém: “Os dados do varejo norte-americano não são deflacionados. Então, nesses últimos anos, em que eles tiveram um período de inflação maior, o mercado teve artificialmente um crescimento”, destaca.

Explosão do e-commerce

Destaque nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, o e-commerce já vem forte nos Estados Unidos há tempos. Em 2020, por exemplo, as vendas somaram US$ 232,2 bilhões, segundo dados da Statista e do Ebit. Em 2022, o setor faturou US$ 904,9 bilhões, um aumento de 289,7%.

Embora o e-commerce no Brasil ainda esteja muito aquém disso, o crescimento do setor no Brasil foi superior ao do mercado norte-americano no período da pandemia, passando de US$ 11,5

bilhões para US$ 37,9 bilhões entre 2019 e 2022, considerando uma taxa de câmbio de R$ 5,30, o que representa um crescimento de 229,5%.

No mesmo período, o e-commerce nos Estados Unidos teve um crescimento de 63,9%, de US$ 552,1 bilhões para US$ 904,9 bilhões.

“As diferenças são significativas, mas se compararmos o crescimento relativo no e-commerce no Brasil entre 2019, antes da pandemia, e 2022, ele é significativamente maior do que o que aconteceu na realidade norte-americana”, finalizou Gouvêa. 

Imagem: Maurício Hitai

Postagem anterior

Gastos com automóvel são a segunda maior despesa anual dos brasileiros

Próxima Postagem

Moldura Minuto aposta em tecnologia 3D para melhorar jornada do cliente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Moldura Minuto

Moldura Minuto aposta em tecnologia 3D para melhorar jornada do cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile