Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Minuto Pão de Açúcar amplia pontos de coleta de vidro em São Paulo

Projeto teve início há 20 meses em parceria com a Ambev e a startup Green Mining

Redação de Redação
22 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 2 minutos

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anuncia a expansão do projeto “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”. O projeto foi criado há 20 meses nas lojas do Minuto Pão de Açúcar em parceria com a Ambev e a startup Green Mining e estimula o descarte correto de embalagens de vidro pós-consumo. Até agora, mais de 35 toneladas de vidro foram recuperadas e destinadas para a reciclagem.

Agora, a parceria também passa a prever a disponibilidade de pontos de coleta exclusivos para o descarte de garrafas plásticas (PET) em seis lojas da rede, podendo ser garrafas de refrigerante, água e outras embalagens identificadas com o símbolo do plástico tipo 1, desde que estejam limpas e seca.

Coletores da Green Mining, contratados e capacitados, recebem no celular um mapa roteirizado dos locais onde devem buscar as embalagens. Chegando no estabelecimento, é feita a primeira pesagem dos resíduos que são registrados, junto com sua foto, no sistema, por meio de tecnologia blockchain, garantindo que a embalagem coletada seja, de fato, do pós-consumo.

Depois, o material é levado até um ponto de concentração (hub) e, quando atinge um determinado volume, tanto o PET quanto o vidro são encaminhados para reciclagem em empresas parceiras Ambev e retornam para a cadeia em forma de conteúdo reciclado nas embalagens.

O Brasil ainda recicla muito pouco, cerca de 5,3% do potencial, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Minuto Pão de Açúcar amplia pontos de entrega de vidro em São Paulo

Logística reserva ‘de verdade’

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da startup Green Mining, a logística reversa tem espaço para muitas soluções dentro e fora do País e a expansão do projeto mostra o quanto a cooperação e a evolução tecnológica são aliadas do meio ambiente.

“A tecnologia utilizada para proporcionar eficiência em iniciativas sustentáveis permite que ações concretas e contínuas sejam implantadas e multiplicadas. A terceira expansão deste projeto e o início da coleta de embalagens PET é um importante reconhecimento às empresas que encaram o desafio de fazer logística reversa de verdade”, afirma o executivo.

A gerente de Sustentabilidade da Ambev, Nayara Baccan Pereira, diz que a empresa busca levar facilidade ao consumidor para incluí-los na jornada da reciclagem. “Temos compromissos voltados para embalagem circular para serem atingidos até 2025, além de metas focadas em ação climática, gestão da água e agricultura sustentável. Inovação, atitudes coletivas e parcerias com o ecossistema, como a expansão de mais essa iniciativa ao lado da Green Mining e GPA, reforçam a nossa certeza de que o engajamento de todos pode nos levar a um futuro mais sustentável.”

O diretor de Operações de Negócios Especializados do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Epaminondas, também comemora. “Iniciativas como estas estimulam um consumo mais consciente, além de facilitar e incentivar nossos clientes a adotarem atitudes mais sustentáveis”, completa.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Casas Bahia e Ponto anunciam promoção em parceria com Habib’s e Ragazzo

Próxima Postagem

Inflação em alta e queda do poder de compra favorecem comerciantes do Brás na Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Inflação em alta e queda do poder de compra favorecem comerciantes do Brás na Black Friday

Inflação em alta e queda do poder de compra favorecem comerciantes do Brás na Black Friday

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile