A Netflix, Clorox, Trip.com, KFC e ChatGPT foram reconhecidas pela Kantar, no relatório Outstanding Innovation 2025, como as marcas mais inovadoras do ano. De acordo com o levantamento, as empresas mais inovadoras são aquelas que tomam decisões ousadas, guiadas por uma visão clara e executadas com agilidade.
“Nossa pesquisa mostra que os inovadores mais bem-sucedidos demonstram consistentemente as atitudes, comportamentos e mentalidades necessários para transformar ambição em realidade”, afirma Juliana Honda, diretora de inovação da Kantar Brasil.
Para a Kantar, a Netflix impulsiona seu crescimento com a abordagem “aprender, testar e aprender”, buscando evoluir constantemente sua oferta. A empresa realiza experimentos tanto em tecnologia, como buscas com Inteligência Artificial (IA) e narrativas interativas, quanto em conteúdo, como jogos e esportes ao vivo.
A marca de produtos de limpeza Clorox foi reconhecida por “pensar diferente”. Segundo o relatório, em vez de produtos voltados a um único uso, a empresa aposta em itens de longo prazo e entre categorias, como sua linha Scentiva, que abrange lenços umedecidos, desinfetantes e sabão líquido para as mãos. Essa estratégia impulsiona as vendas e mantém a demanda constante.
Na categoria “abraçar a curiosidade”, o destaque foi o KFC. Com apoio da empresa de design Play Braam, a rede criou uma loja conceito na África do Sul que reinventou a experiência dos clientes, com pedidos digitais, jogos em realidade virtual e colaborações de design.
A Kantar também reconheceu o trabalho da operadora de viagens Trip.com por incentivar conversas internas que garantem o alinhamento das equipes e o foco nas necessidades dos usuários.
O ChatGPT, da OpenAI, foi destacado na abordagem “assumir o controle”, por suas iniciativas em novas áreas, demonstrando compromisso contínuo com inovação. Entre os avanços recentes estão a funcionalidade multimodal, interação por voz e navegação em tempo real.
“As marcas que liderarão em 2026 não vão apenas se adaptar às mudanças; elas irão promovê-las. Agora é o momento de agir com ousadia. As marcas precisam tomar decisões baseadas em insights, abraçar riscos e criar uma cultura onde aprender e experimentar é a norma”, conclui Juliana.
Imagem: Inteligência Artificial

