Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Pesquisa da Mosaiclab aponta que os canais com maior potencial de crescimento são o markeplace, aplicativo próprio, live commerce, metaverso, e loja autônoma

Larissa Féria de Larissa Féria
22 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Após o período difícil vivido pelo varejo em 2020 e 2021, anos mais críticos da pandemia de covid-19, o setor vem se recuperando ao longo de 2022 e os líderes varejistas estão otimistas em relação aos próximos anos: 89% acreditam que o varejo estará melhor do que é hoje nos próximos 5 a 10 anos, segundo uma pesquisa da Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, apresentada no Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo.

Entre os entrevistados, 59% acham que o setor estará muito melhor e irá desenvolver muito. Outros 30% acreditam que estará um pouco melhor, enquanto 6% pensam que estará próximo ao que é hoje. Apensa 1% acha que estará pior.

Essa positividade está relacionada com a recuperação dos negócios atualmente: para 42% o faturamento já está maior comparado ao período anterior à pandemia; para 25% está igual, para 22% ainda está menor e 11% preferiram não responder.

Entre as vertentes apontadas pelos líderes como impulsionadoras do varejo estão a digitalização, integração e proximidade.

No campo da digitalização, 71% acham que o uso de inteligência de dados para venda impulsionará o varejo nos próximos anos. Para 58%, será a recomendação de venda baseada em inteligência de dados e para 54% a entrega conectada, com controle de itinerário e temperatura, por exemplo.

Outras tendências 

Na vertente da integração, 73% condisseram que a ominicalidade vai crescer e transformar os negócios do varejo, enquanto 61% acreditam que será o marketplace e 59% apostam em lojas com conceitos integrados para experiência.

A pesquisa também aponta que o futuro será cada vez mais humanológico, assim como a proximidade com digitalização são vetores essenciais. Na opinião dos líderes, as tendências que devem crescer nos próximos anos são vendas por redes sociais (59%), delivery (57%), comércio de bairro e proximidade (54%) e click e retire (54%).

Já os canais com maior potencial de crescimento em participação são o markeplace, que hoje representa 33% e pode chegar a 59%; aplicativo próprio, de 19% para 46%; live commerce, de 12% para 36%; metaverso, passando de 5% para 32%; e loja autônoma, de 5% para 21%.

As barreiras atuais para o crescimento do setor de varejo apontadas pelos líderes são: instabilidade econômica e política, aumento nos custos, impostos, taxas, frete, mão de obra, matéria prima, burocracia; qualificação, escassez e comprometimento da mão de obra; novos formatos de negócio, novas exigências, concorrência predatória, informalidade investimento/crédito; dificuldade de acesso a crédito para investimento; e macro crises, com novas ondas pandêmicas e guerras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Humanizar é preciso!

Próxima Postagem

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.