Após meses de expectativa, a H&M inaugura neste sábado, 23, sua primeira loja no Brasil, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento de abertura, chamado Red Carpet H&M, terá uma ação especial: os 200 primeiros clientes que fizeram inscrição online ganharam vale-compras para utilizar na nova unidade.
A abertura ao público será às 11h. Com uma área de cerca de 1.000 m² de área de venda, a loja do Iguatemi apresentará uma de moda feminina, acessórios, underwear e básicos.
O e-commerce nacional da H&M, atendendo todo o Brasil, também será lançado neste sábado, 23. A próxima loja da marca no Brasil será lançada no Shopping Anália Franco, em setembro. Também estão previstas lojas no Morumbi Shopping e Parque D. Pedro Shopping (Campinas) ainda em 2025.
“Boa parte da expectativa pela chegada da H&M no Brasil se deve à demora que a marca teve ao chegar no Brasil, em função da complexidade do nosso mercado. A escolha do primeiro ponto ser o Iguatemi foi feita de forma muito cuidadosa, justamente para poder posicionar a H&M como uma marca de moda aspiracional, de moda e qualidade, e afastar um pouquinho do conceito de fast fashion”, afirma Luiz Marinho, CEO da Gouvêa Malls.
A chegada da marca sueca ao Brasil foi anunciada em 2024, durante o Latam Retail Show e ela deve se posicionar frente às concorrentes nacionais, como Renner, C&A e Riachuelo, em vez de disputar diretamente com marcas internacionais de preço mais elevado, como a Zara.
“Como as demais lojas da marca vão estar em shoppings mais democráticos. Isso faz com que as pessoas possam entender que são produtos mais acessíveis. A H&M deve concorrer mesmo com Renner, C&A e Riachuelo, e menos com marcas como Zara”, destaca Marinho.
Expansão na América Latina
Com 4.166 lojas espalhadas pelo mundo, a entrada no Brasil segue com sua expansão na América Latina. Também em 2025, a H&M abrirá sua primeira unidade em El Salvador e na Venezuela. O Paraguai será um novo mercado para a marca, com a inauguração da primeira loja prevista para 2026.
A H&M abriu sua primeira loja na América Latina no México em 2012, e hoje também está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.
“Seguimos expandindo em mercados de crescimento. Esperamos inaugurar lojas físicas e online no Brasil no segundo semestre, levando o conceito de negócios da H&M, moda e qualidade pelo melhor preço, de forma sustentável em um país com mais de 200 milhões de habitantes e grande interesse por moda”, diz Daniel Ervér, CEO da marca, na apresentação de resultados do segundo trimestre.
Para 2025, o plano é abrir cerca de 80 novas lojas, a maioria em mercados em crescimento. Estão previstos pouco mais de 200 fechamentos de lojas no ano, principalmente em mercados já consolidados. Esses fechamentos incluem um grande número de unidades da Monki. Algumas delas serão convertidas em lojas da Weekday, enquanto as demais devem ser encerradas.
Imagem: Shutterstock





