Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Conveniência, autoatendimento e outras tendências do varejo na prática

Aplicabilidade foi analisada por Christian Rempel, gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis, em entrevista à Mercado&Consumo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
22 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Conveniência, autoatendimento e outras tendências do varejo na prática

Metaverso, conveniência, proximidade, autoatendimento, Internet das Coisas. Palavras como essas têm permeado o tema “futuro do varejo” nos últimos anos. Mas como elas devem, na prática, moldar esse futuro? Essa aplicabilidade foi analisada por Christian Rempel, gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis, em entrevista à Mercado&Consumo.

“Quando falamos de tendências, existem coisas muito práticas e outras que são ‘hype’. Mas o Brasil não está atrás quando se fala, por exemplo, em testar novas tecnologias”, destaca o executivo.

Conveniência, autoatendimento e outras tendências do varejo na prática
Christian Rempel, gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis

Proximidade

Uma das tendências mais fortes hoje no varejo é a proximidade, afirma Christian Rempel. Ele cita o exemplo da rede Oxxo, que se notabilizado pela expansão acelerada no Brasil, com um grande volume de inaugurações por mês. “São lojas de bairro, mais próximas do consumidor e menores, com um mix enxuto de produtos. Ela cobra mais e pode cobrar mais, porque o cliente está ali trocando facilidade por preço.”

O gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis destaca que o sucesso do modelo tem a ver com a mudança no comportamento do consumidor. “Vinte anos atrás, ele fazia compras grandes e super e hipermercados. Hoje, tanto na Europa quanto aqui, existe a maior recorrência, a frequência semanal.” Na prática, essa mudança se vê também no exemplo do Grupo Pão de Açúcar, que está fechando as lojas da marca Extra e as transformado em atacarejos Assaí.

Autoatendimento

Os totens de autoatendimento das lanchonetes de fast-food são outro exemplo prático de como o que até pouco tempo era uma aposta virou parte do cotidiano do cliente. Além do sucesso a implementação por parte de marcas como McDonald’s, Christian Rempel destaca o modelo da curitibana The Coffee.

“É um modelo baseado num espaço pequeno, com um ou dois funcionários, e produtos de altíssima qualidade. O preço é menor do que o de grandes marcas e proposta de marca está na implementação de tecnologia. O cliente tem um tablet para fazer o pedido, que pode ser customizado, ele insere seu nome, diz como vai pagar e é direcionado para a maquininha. A experiência é muito boa, a quantidade de cliques é mínima, é muito ‘user friendly‘”, conta.

Conveniência

O gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis destaca também como a conveniência passou a ser importante para o consumidor, o que resultou no renascimento de redes como BR Mania e AmPm, que andavam quase esquecidas nos últimos anos. Esse cenário mudou completamente. A AmPm tem planos de chegar a 5 mil unidades em cinco anos. A BR Mania fez uma joint-venture com a Americanas.

“Nesse sentido, o modelo de mercado de condomínio é uma super sacada. Ele começou a ganhar espaço na pandemia, mas independe dela, e quem está dominando esse modelo são pequenos e médios varejistas, além de novos entrantes.”

Conveniência, autoatendimento e outras tendências do varejo na prática
Ame Go, loja autônoma da Americanas

Internet das Coisas

Uma tendência que tem conexão direta com a da conveniência é, de acordo com Christian Rempel, a da Internet das Coisas (ou IoT, na sigla em inglês). Ele cita o exemplo da Ame Go, da Americanas, uma loja autônoma que funciona sem funcionários ou caixa e que funciona totalmente à base de Inteligência Artificial.

“É a IoT no varejo físico. Esse conceito tem um apelo muito forte à jornada do consumidor, porque uma das principais dores da loja física é a fila. Nessa loja, todas as gôndolas têm balanças embarcadas, existem sensores no teto, câmeras de proximidade e pagamento por aproximação. Um dos desejos do varejista é ter controle do estoque em tempo real, e a loja autônoma permite uma  gestão muito mais controlada. A tecnologia conversa muito bem com o tema da conveniência.”

Metaverso

Para o gerente de Consultoria para Varejo da Logicalis, o metaverso é uma tendência forte, mas ainda restrita a alguns setores, como o de moda e de games. “No metaverso, a experiência tem de valer muito a pena. Senão, entro num e-commerce e faço mais a compra mais fácil. É preciso gerar valor no ambiente digital”, analisa.

Da mesma forma, a ida da indústria diretamente até o consumidor final (DTC, Directo to Consumer) não é para todo tipo de empresa, na análise de Christian Rempel. “É uma operação com ticket pequeno para uma complexidade muito alta. Não que o DTC não seja, para o varejo seja, uma grande oportunidade. Ele é. Mas, quanto todo mundo está fazendo, existe o impulso de que se deveria fazer também.”

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Mais razão e menos emoção no consumo e no varejo do mundo

Próxima Postagem

Com Dia dos Pais e auxílios, varejo em São Paulo tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Com Dia dos Pais e auxílios, varejo em São Paulo tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto

Com Dia dos Pais e auxílios, varejo em São Paulo tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.