Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Desafios e oportunidades do foodservice no Brasil são debatidos na maior feira do setor das Américas

Panorama do foodservice no País foi apresentado em um palco da NRA Show 2023

Aiana Freitas de Aiana Freitas
22 de maio de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Painel painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo” - NRA Show 2023 - Foto: Maurício Hitai

Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Mosaiclab, no palco da NRA Show 2023

O Brasil tem atualmente o quinto maior mercado mundial de foodservice, como é chamada a cadeia de estabelecimentos especializada em preparar e servir refeições e bebidas. E o potencial de crescimento permanece grande, mesmo diante das dificuldades econômicas e das diferenças que ainda existem entre as regiões do País.

Os desafios e as oportunidades do setor foram debatidos no painel “Perspectivas do foodservice brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”, comandado por Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Mosaiclab, em um dos palcos da NRA Show 2023.

Atualmente, destacou Cristina Souza, existem mais de 1 milhão de operadores de foodservice em atuação no Brasil. Desse total, 23% fazem parte de grandes cadeias, nacionais ou estrangeiras. A imensa maioria, ou 77%, são independentes.

O Sudeste tem 42% do mercado e o Nordeste, 27%. Aumentar a penetração nas demais regiões é um grande desafio, destacou Eduardo Bueno. Sobretudo diante das diferenças relacionadas a distribuição de renda, desemprego e desenvolvimento.

“O País é continental, com muitos padrões de consumo diferentes. Existe um desafio, mas também uma oportunidade, de se explorar estratégias diferentes e locais para aumentar o tráfego no foodservice. Para operar no Brasil, é preciso entender as diferenças entre as regiões quanto se fala em distribuição de renda e oferta de produto, por exemplo.”

Setor em crescimento

Ainda assim, os dados mostram uma tendência de crescimento. O total gasto no foodservice aumentou 1% em 2022 em relação a 2019, segundo dados do Crest, pesquisa feita pela Mosaiclab. Pode parecer pouco, mas a diferença chega na casa do bilhão: em valores, o salto foi de R$ 213,9 bilhões para R$ 216,2 bilhões.

“Existe uma aceleração da recuperação do mercado, impulsionada principalmente pela tecnologia e novos comportamentos pós-pandemia”, disse Eduardo Bueno. Ele lembrou, no entanto, que a operação digital oferece mais complexidade para os operadores menores.

A penetração do foodservice brasileiro chegou a 29% em 2019, um recorde histórico. Nesse momento pós-pandemia, está na casa dos 24% hoje. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos esse índice passa de 50%. Tudo isso evidencia ainda mais o potencial que o mercado tem de crescer.

E quem quiser continuar crescendo não pode deixar de lado a digitalização, que ganhou muita relevância mundo afora nos últimos anos. Os pedidos feitos digitalmente dobraram entre 2019 e 2022. “Para entrar no mercado brasileiro hoje é necessário investir no digital, oferecendo opções como pick up, delivery, ou qualquer outro meio que possa ser criado ao longo dos próximos anos. O consumidor brasileiro se acostumou com o digital. Ele pode voltar a frequentar o restaurante, mas até na loja física ele vai querer um totem de autoatendimento ou fazer um pedido por meio de aplicativo para retirar no balcão”, disse Eduardo Bueno.

“É muito importante mostrar a potência que o mercado tem. O mercado brasileiro já é o quinto mais importante do mundo quando a gente fala de foodservice, e muitas vezes a gente chega aqui e as pessoas perguntam: o que é exatamente o Brasil? Então é muito importante trazer informação de qualidade e mostrar o quanto o mercado vem evoluindo”, finalizou Cristina Souza.

NRA Show 2023

A NRA Show 2023 recebe mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice. Das empresas participantes, mais de 800 fizeram sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornaram.

O Brasil tem a maior delegação internacional no evento, com quase 500 pessoas – cerca de 60 delas viajando junto com a delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo.

A cobertura completa da NRA Show 2023 pode ser conferida no portal, no YouTube e nas redes sociais da plataforma.

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

Lira: Reforma tributária será pautada antes do recesso mesmo sob risco de não ser aprovada

Próxima Postagem

Meta sofre multa de 1,2 bilhão de euros na União Europeia por transferir dados aos Estados Unidos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Senacon processa Meta por veicular anúncios sobre o Desenrola que induzem a golpes

Meta sofre multa de 1,2 bilhão de euros na União Europeia por transferir dados aos Estados Unidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile