Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Desafios e oportunidades do foodservice no Brasil são debatidos na maior feira do setor das Américas

Panorama do foodservice no País foi apresentado em um palco da NRA Show 2023

Aiana Freitas de Aiana Freitas
22 de maio de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Painel painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo” - NRA Show 2023 - Foto: Maurício Hitai

Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Mosaiclab, no palco da NRA Show 2023

[the_ad id="169690"]

O Brasil tem atualmente o quinto maior mercado mundial de foodservice, como é chamada a cadeia de estabelecimentos especializada em preparar e servir refeições e bebidas. E o potencial de crescimento permanece grande, mesmo diante das dificuldades econômicas e das diferenças que ainda existem entre as regiões do País.

[the_ad id="138406"]

Os desafios e as oportunidades do setor foram debatidos no painel “Perspectivas do foodservice brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”, comandado por Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Mosaiclab, em um dos palcos da NRA Show 2023.

Atualmente, destacou Cristina Souza, existem mais de 1 milhão de operadores de foodservice em atuação no Brasil. Desse total, 23% fazem parte de grandes cadeias, nacionais ou estrangeiras. A imensa maioria, ou 77%, são independentes.

O Sudeste tem 42% do mercado e o Nordeste, 27%. Aumentar a penetração nas demais regiões é um grande desafio, destacou Eduardo Bueno. Sobretudo diante das diferenças relacionadas a distribuição de renda, desemprego e desenvolvimento.

“O País é continental, com muitos padrões de consumo diferentes. Existe um desafio, mas também uma oportunidade, de se explorar estratégias diferentes e locais para aumentar o tráfego no foodservice. Para operar no Brasil, é preciso entender as diferenças entre as regiões quanto se fala em distribuição de renda e oferta de produto, por exemplo.”

Setor em crescimento

Ainda assim, os dados mostram uma tendência de crescimento. O total gasto no foodservice aumentou 1% em 2022 em relação a 2019, segundo dados do Crest, pesquisa feita pela Mosaiclab. Pode parecer pouco, mas a diferença chega na casa do bilhão: em valores, o salto foi de R$ 213,9 bilhões para R$ 216,2 bilhões.

“Existe uma aceleração da recuperação do mercado, impulsionada principalmente pela tecnologia e novos comportamentos pós-pandemia”, disse Eduardo Bueno. Ele lembrou, no entanto, que a operação digital oferece mais complexidade para os operadores menores.

A penetração do foodservice brasileiro chegou a 29% em 2019, um recorde histórico. Nesse momento pós-pandemia, está na casa dos 24% hoje. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos esse índice passa de 50%. Tudo isso evidencia ainda mais o potencial que o mercado tem de crescer.

E quem quiser continuar crescendo não pode deixar de lado a digitalização, que ganhou muita relevância mundo afora nos últimos anos. Os pedidos feitos digitalmente dobraram entre 2019 e 2022. “Para entrar no mercado brasileiro hoje é necessário investir no digital, oferecendo opções como pick up, delivery, ou qualquer outro meio que possa ser criado ao longo dos próximos anos. O consumidor brasileiro se acostumou com o digital. Ele pode voltar a frequentar o restaurante, mas até na loja física ele vai querer um totem de autoatendimento ou fazer um pedido por meio de aplicativo para retirar no balcão”, disse Eduardo Bueno.

“É muito importante mostrar a potência que o mercado tem. O mercado brasileiro já é o quinto mais importante do mundo quando a gente fala de foodservice, e muitas vezes a gente chega aqui e as pessoas perguntam: o que é exatamente o Brasil? Então é muito importante trazer informação de qualidade e mostrar o quanto o mercado vem evoluindo”, finalizou Cristina Souza.

NRA Show 2023

A NRA Show 2023 recebe mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice. Das empresas participantes, mais de 800 fizeram sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornaram.

O Brasil tem a maior delegação internacional no evento, com quase 500 pessoas – cerca de 60 delas viajando junto com a delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo.

A cobertura completa da NRA Show 2023 pode ser conferida no portal, no YouTube e nas redes sociais da plataforma.

Imagem: Aiana Freitas

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Lira: Reforma tributária será pautada antes do recesso mesmo sob risco de não ser aprovada

Próxima Postagem

Meta sofre multa de 1,2 bilhão de euros na União Europeia por transferir dados aos Estados Unidos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Senacon processa Meta por veicular anúncios sobre o Desenrola que induzem a golpes

Meta sofre multa de 1,2 bilhão de euros na União Europeia por transferir dados aos Estados Unidos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.