Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gamificação e IA generativa, juntas para entregar

Episódio 3: Como a IA generativa pode potencializar os resultados da gamificação

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
22 de janeiro de 2025
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Gamificação e IA generativa, juntas para entregar

Neste terceiro episódio da série Gamificação funciona e traz resultados, trago o que esteve no palco da NRF 2025, a maior e mais tradicional feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York entre os dias 11 e 14 de janeiro, sobre Inteligência Artificial (IA), fazendo um link com o tema deste artigo.

A IA esteve presente em toda a agenda da NRF 2025. Definitivamente, nem os mais céticos questionam que a IA veio para ficar e como ela pode impactar o mundo dos negócios. Segundo pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já haviam adotado essa tecnologia. A IA carrega dois grandes pilares de transformação:  eficiência e experiência, que vão desde a previsão de demanda até a personalização de ofertas.

Os holofotes estavam voltados para o uso das tecnologias para melhorar operações, as experiências de consumo, a sustentabilidade e para a combinação de sucesso do físico com o digital.

Para os líderes presentes, o impacto da IA na cadeia de suprimentos é um dos maiores avanços que estamos presenciando. Experiências do cliente, capacitação de funcionários e eficiência operacional devem permitir cada vez mais operações inteligentes e ágeis, redefinindo o que é possível para consumidores e empresas.

E aqui entra a IA generativa turbinando a gamificação. A gamificação é a aplicação de elementos de jogos para tornar a experiência muito mais atrativa e engajadora. Associada à personalização da IA, nos permite criar experiencias personalizadas muito mais dinâmicas, que vão trazer realismo, conexão e, por consequência, uma aderência muito maior ao conteúdo que estamos transmitindo.

A gamificação é muito versátil, permitindo a adaptação da metodologia para capacitar equipes e para estreitar o relacionamento com os nossos clientes.

Sempre que envolve um conteúdo a ser transmitido, a gamificação se encaixa perfeitamente pela sua atratividade, leveza e encantamento. Com a IA generativa associada, ela permite uma entrega muito superior pela personalização, antecipação dos interesses do público usuário da gamificação e geração de dados valiosos que vão retroalimentar de informações os gestores.

Na NRF foi enfatizada a importância de proporcionar experiências memoráveis aos consumidores e aos nossos times, que são a base do sucesso da empresa.

A gamificação faz parte da estratégia das marcas que estão criando hubs educacionais, sensoriais, culturais, gastronômicas, entre outras, visando encantar e fortalecer a relação com o cliente.

Finalizo trazendo uma frase do Denis Caldeira, diretor de TI da POP: “A NRF 2025 não deixou dúvidas: o varejo que se reinventa com tecnologia, enquanto mantém o toque humano e aposta em práticas sustentáveis, é o que terá sucesso nos próximos anos. Seja com robôs, IA, experiências sensoriais ou lojas que mais parecem galerias de arte, o futuro do varejo está mais emocionante do que nunca.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Feira na Rosenbaum inaugura pop-up store no Shopping Recife

Próxima Postagem

Pistache, cheesecake e cupuaçu ganham destaque na categoria de doces no Brasil

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pistache, cheesecake, cupuaçu e morango conquistam espaço na categoria de doces

Pistache, cheesecake e cupuaçu ganham destaque na categoria de doces no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.