Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Fator de diferenciação nas lojas de conveniência, participação de foodservice cresce nas lojas da BR Mania

Rede fechou parceria de exclusividade com a Nestlé, que desenvolveu um blend exclusivo com a marca Nescafé

Larissa Féria de Larissa Féria
21 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Criadas há cerca de 30 anos no Brasil, as lojas de conveniência em postos de gasolina atendem principalmente um público que precisa fazer uma compra rápida, de reposição ou uma situação imediata de consumo. Mas atendem também quem quer fazer uma pausa no seu dia, como tomar um café e comer um pão de queijo.

[the_ad id="138406"]

Após mais de dois anos sofrendo com as restrições causadas pela pandemia, o Brasil vive um momento positivo no mercado de conveniência atualmente. Nas cerca de 1.200 lojas da BR Mania, da Vem Conveniência, joint venture entre a Vibra e a Americanas, as vendas tiveram um crescimento de 25% neste ano, em relação a 2021, praticamente igualando o número de transações médias pré-pandemia.

E um dos carros-chefes dessa retomada é o foodservice, que cresceu 3 pontos percentuais em participação no resultado.  “O foodservice é um fator de diferenciação, de posicionamento e uma peça importante de negócio para trazer rentabilidade e equilíbrio financeiro. Cigarros e bebidas são categorias com margem mais apertada. Já o food traz um elemento de rentabilidade fundamental na equação do crescimento e da sustentabilidade desse negócio”, afirma Natália Cid, CEO da Vem Conveniência.

Por esse motivo, destaca Natália, o foodservice é uma categoria que a BR Mania investe bastante em termos de construção de marca própria e parcerias. Como exemplo, ela cita a parceria de exclusividade com a Nestlé, que desenvolveu um blend exclusivo com a marca Nescafé. “O café é superimportante para a BR Mania e representa quase um quarto do que é vendido em food. É um direcionador, pois as pessoas entram na loja para tomar um café”, conta.

O desenvolvimento do produto levou cerca de um ano e foi lançado em julho. O projeto envolveu as equipes da Nestlé Professional e de foodservice da Vem Conveniência, mas a escolha do sabor foi feita pelos franqueados. “Chamamos nosso comitê de franquia e fizemos um processo de degustação, com teste cego, e a escolha foi unânime.”

A executiva lembra que o contato inicial com a Nestlé era para o desenvolvimento e a exposição das máquinas da Nescafé como uma solução de café e de drinques nas lojas. Com a chegada da pandemia, no entanto, a parceria foi repensada para trabalhar num posicionamento de diferenciação.

“Se a gente precisava de diferenciação, precisava trazer isso para a realidade. Encontramos na Nestlé uma vontade igual a nossa, de buscar soluções personalizadas para cada varejo e aproveitamos essa oportunidade, diz. Além da parceria de exclusividade com a Nestlé, a BR Mania relançou a linha de salgados e sanduíches no foodservice.

Consumidor digital

Assim como em praticamente todas as áreas, um dos efeitos da pandemia no mercado da conveniência foi a digitalização dos negócios. No caso das lojas em postos de gasolina, conta Natália, o negócio era praticamente analógico.

“Na pandemia, trouxemos os agregadores de venda digital e delivery, como iFood, Rappi e a americanas.com, como solução. Esse foi um novo canal de vendas criado, já que anteriormente não se cogitava buscar uma loja de conveniência para se comprar digitalmente. A loja de conveniência de posto funcionava como uma parada no meio do caminho do destino do consumidor. E para sermos conveniente precisamos entregar onde e na hora que o cliente desejar. Essa foi uma das mudanças provocada pela pandemia e que venho para somar”, diz.

Segundo Natália, o público que consome pelos canais digitais é uma adição ao cliente da loja física. “Quem voltou a frequentar é quem precisa deste ‘oásis’ no meio do caminho para um café Nestle ‘bem saboroso’ e um lanche para consumo no local, com acesso rápido e fácil.  O público do digital usa a loja BRMania, normalmente, próxima de sua casa para uma compra de reposição ou após o horário comercial para compra de bebidas e lanches rápidos e gasta três vezes mais do que quem consume da loja física, afirma.

Imagem: Divulgação

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

Próxima Postagem

Empresário Olavo Monteiro de Carvalho morre aos 80 anos

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresário Olavo Monteiro de Carvalho morre aos 80 anos

Empresário Olavo Monteiro de Carvalho morre aos 80 anos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.