Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Impacto ESG no varejo brasileiro cai 7% em 2024, aponta Mosaiclab

Constatação foi feita no estudo "Impacto do ESG no Varejo 2024", conduzido em parceria com o IDV

Redação de Redação
21 de setembro de 2024
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Impacto ESG no varejo brasileiro cai 7% em 2024, aponta Mosaiclab

O score de impacto ESG caiu de 50% em 2023 para 43% em 2024, representando uma queda de 7% na importância dessas práticas no comportamento de compra dos consumidores brasileiros. A constatação foi feita pela Mosaiclab no estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, conduzido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O estudo analisou 2.990 ocasiões de compra em 10 categorias, todas apresentando quedas. As mais significativas foram em Papelaria, com uma redução de 10 pontos; Alimentação, com uma queda de 9 pontos; e Material de Construção, que também diminuiu 9 pontos.

“Os consumidores brasileiros estão enfrentando um cenário econômico desafiador, e isso pode explicar a queda no impacto das práticas ESG nas decisões de compra. Quando o bolso aperta, as pessoas tendem a priorizar preço e conveniência sobre questões mais amplas, como sustentabilidade”, aponta Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

Os componentes ESG também registraram quedas consideráveis. O componente ecológico caiu de 46% para 40%, o componente social reduziu de 50% para 42%, e o componente de governança passou de 53% para 45%.

Apesar disso, os consumidores mantêm altas expectativas em relação às ações ESG das empresas. Entre as principais prioridades destacadas estão:

  • Criação de oportunidades de emprego, mencionada por 47% dos entrevistados;
  • Redução de lixo e incentivo à reciclagem, com 46%;
  • Qualidade da água e combate ao desmatamento, com 45%;
  • Redução de emissões de carbono, com 44%.

“Embora ainda valorizem os esforços das empresas em áreas como reciclagem e combate ao desmatamento, o ESG acaba ficando em segundo plano na hora de escolher onde e como gastar. A expectativa é alta, mas o comportamento de compra reflete um foco maior nas necessidades imediatas”, conclui Karen.

Desafios e barreiras

O estudo destaca um descompasso entre a consciência sobre ESG e a prática dessas ações. Apesar de 88% dos consumidores considerarem o tema importante, isso não se traduz em escolhas práticas devido a fatores.

O cenário econômico pós-pandemia contribuiu para a redução nos investimentos ESG pelas empresas, o que foi percebido pelos consumidores. Segundo o levantamento, há um ceticismo em relação às práticas ESG, com muitos consumidores desconfiando de ações de greenwashing.

O estudo também aponta que produtos sustentáveis frequentemente têm preços mais altos, o que impede muitos consumidores de optar por esses itens em um contexto de instabilidade econômica.

Há uma lacuna na educação e comunicação sobre ESG. Cerca de 41% dos consumidores ainda não sabem o que é ESG, o que demonstra a necessidade de comunicação por parte das empresas, mostrando como essas práticas podem impactar a vida dos consumidores.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken tem nova diretora para a cervejaria de Igarassu; confira outras mudanças

Próxima Postagem

Johnson & Johnson abre novo processo de falência em busca do fim de ações judiciais sobre talco

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Johnson & Johnson

Johnson & Johnson abre novo processo de falência em busca do fim de ações judiciais sobre talco

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile