Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Foco no cliente, automação e ecossistemas são as chaves do pioneirismo em inovação da China

Especialista em tecnologia da Ásia fez parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show 2022

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
21 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
China

Enquanto o Brasil começou a vislumbrar a chegada da tecnologia de internet móvel de quinta geração (5G) em meados de agosto deste ano, em 2020 a China já era o país mais conectado em 5G do mundo, com mais de 400 mil antenas por suas ruas. A chave para entender o futuro do Ocidente está em observar o país asiático, pioneiro em diversas tecnologias, e seu novo normal.

É o que diz Pascal Coppens, autor do livro “China’s New Normal: How China sets the standard for innovation“ e um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 deste mês no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fez uma cobertura especial do evento.

“A diferença entre a China e os outros países é que ela não espera as tendências emergirem para construir a sua versão. O país não quer seguir os demais, mas sim ser o melhor e reescrever a história. Histórias com novas tecnologias“, explica Coppens. 

O executivo conta que o gigante asiático tem o customer centricity, a automação e a criação de ecossistemas como fortes pilares de sua cultura comercial. Em um Sales Day, um dos grandes festivais de compras do país, companhias como Alibaba direcionam suas plataformas e algoritmos ao consumidor, chegando a faturar US$ 4 bilhões em vendas durante a data.

Coppens conta que a China, que registra 500 mil pacotes sendo entregues diariamente, se utiliza de entregas robotizadas para cumprir os prazos e realizar toda a logística em datas com grandes volumes de compras.

“Com esse volume de entregas, o consumidor receberia sua compra 40 anos depois de realizar o pedido se contássemos apenas com entregadores humanos. O segredo é a automação; a China é totalmente automatizada”, complementa. 

Live streaming e metaverso

Em uma sociedade que diminui cada vez mais as fronteiras entre o digital e o físico, Coppens conta que o comércio da China é ditado atualmente por influenciadores. Com tendência semelhante no Brasil, micro-influenciadores são embaixadores de grandes marcas, se apresentando como ponte para usuários assíduos de redes sociais e potenciais consumidores. “Na China, todo mundo está se tornando influenciador. Até agricultores hoje em dia fazem lives para mostrar ao mundo que também têm algo a dizer”, diz.

Para o palestrante, empresas que não investem em ferramentas como live streaming e plataformas de vídeos estão fadados a viverem no passado. Com o consumidor se tornando cada vez mais digitalizado e se utilizando de canais ominichannel, as companhias tendem a se tornar, elas mesmas, também imersas no universo digital. “O live streaming e o metaverso não são o futuro, são o hoje”, finaliza. 

Imagem: Gabriel Maciel

Postagem anterior

Com mudanças nos hábitos de consumo, número de startups de varejo cresce 18%

Próxima Postagem

Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, a “Céu”

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, "Céu"

Drogaria São Paulo ganha sua própria influenciadora digital, a "Céu"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile