Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

LuzIA, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

Depois de conquistar mais de 20 milhões de usuários, o chatbot está disponível apenas em aplicativo próprio

Isis Brum de Isis Brum
21 de maio de 2024
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Luzia, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma
[the_ad id="169690"]

Ao abrir o WhatsApp para retomar a conversa com LuzIA, a assistente virtual emitiu um comunicado instantaneamente: “No momento, não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma”. Em seguida, questiona o usuário sobre o desejo de continuar a conversa e utilizar os recursos da ferramenta gratuitamente e orienta para baixar o seu aplicativo e continuar a conexão a partir daí. E se o “interlocutor” seguir por esse caminho, encontrará Luzia renovada e com 20 funcionalidades.

[the_ad id="138406"]

Dois meses atrás, a MERCADO&CONSUMO conversou com o chatbot que se tornou um fenômeno global oito meses após o lançamento. Nascida como startup espanhola, em 2023, a assistente virtual integrada ao WhatsApp atingiu mais de 20 milhões de usuários em 40 países.

No mesmo período, entre março e novembro, a empresa registrou 3 bilhões de solicitações de pessoas nas interações online. O total de mensagens trocadas equivaleria à reescrita da saga completa de Harry Potter 18 mil vezes.

O sucesso foi uma consequência da motivação para a sua existência: a assistente foi criada para pessoas comuns e para ser acessada em plataformas conversacionais e intuitivas, que não exigem conhecimento tecnológico.

Aplicativo só da LuzIA 

Na própria mensagem de WhatsApp, a IA compartilha um link para a play store do Google ou da Apple. Na versão para Android, são pelo menos 5 milhões de downloads registrados desde o lançamento na plataforma, em dezembro de 2023. Também ocupa o topo da lista entre os apps de entretenimento grátis mais baixados para iOS, à frente do TikTok, por exemplo, na data de consulta, na segunda-feira, 20.

Com 20 funcionalidades – ou personalidades artificiais -, o aplicativo ampliou os serviços realizados pela Inteligência Artificial e manteve o mesmo sistema de interação das trocas de mensagens feitas via WhatsApp. Apesar de não existirem emojis, por exemplo, a troca de mensagens pode ser feita por áudio. A fala é transcrita quase simultaneamente e LuzIA responde com mensagem texto.

A LuzIA antiga – de 2 meses atrás – resumia textos, traduzia para o inglês, explicava alguns conceitos e até sugeria restaurantes ou lojas com base em avalições, por ocasião de consumo e proximidade da localização do usuário. A assistente atual, no entanto, entende de finanças, de Direito e pode ajudar a cumprir objetivos fitness, a estudar e fazer marketing pessoal ou organizacional.

Funcionalidades:

  • Guru das finanças: orienta como melhorar as finanças pessoais e oferece dicas de investimento;
  • Conselheira legal: oferece aconselhamento jurídico em qualquer área;
  • Professora multilingue: ensina vários idiomas;
  • Sua amiga: a assistente  se oferece como amiga confidente;
  • Luzia a sabe-tudo: informa as últimas notícias ou curiosidades;
  • Coach pessoal: na verdade, é uma personal trainer que ajuda com objetivos fitness;
  • Personal shopper: a assistente de compras ajuda a encontrar produtos com os melhores preços, compartilha ideias e recomendações por ocasião e necessidade;
  • A professora: auxilia nos estudos sobre qualquer área;
  • Buddha: conversa mais espiritualizada, focada em frases motivacionais, positivas e de autoajuda;
  • Professora de inglês: a tutora auxilia no aperfeiçoamento do idioma mais falado no mundo por nativos e não nativos;
  • Especialista em entretenimento: oferece dica de livros, filmes e atividades de diversão e lazer, de acordo com o seu perfil;
  • Luzia meteorologista: informa sobre o clima; e
  • Perito em marketing: sugere posts e estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo.

Para atender a essas diferentes demandas, o bot utiliza soluções apresentadas no mercado pela OpenAI e Kandinski, por exemplo. Para texto, Luzia utiliza o GPT 3.5, para transcrições de áudio, o Whisper, e para a criação de imagens a partir de descrições, o Stable Diffusion.

Investidores

O sucesso do produto atraiu a atenção de investidores externos do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, região conhecida como o principal polo de desenvolvimento tecnológico mundial e berço de companhias como Google, Meta e Apple.

Em setembro do ano passado, recebeu US$ 10 milhões em investimentos de Paul Gasol, ex-NBA, e do fundo do Vale do Silício Khosla Ventures.

Imagem: Reprodução/MERCADO&CONSUMO

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Como conseguir bons resultados com seus distribuidores

Próxima Postagem

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.