Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

LuzIA, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

Depois de conquistar mais de 20 milhões de usuários, o chatbot está disponível apenas em aplicativo próprio

Isis Brum de Isis Brum
21 de maio de 2024
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Luzia, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

Ao abrir o WhatsApp para retomar a conversa com LuzIA, a assistente virtual emitiu um comunicado instantaneamente: “No momento, não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma”. Em seguida, questiona o usuário sobre o desejo de continuar a conversa e utilizar os recursos da ferramenta gratuitamente e orienta para baixar o seu aplicativo e continuar a conexão a partir daí. E se o “interlocutor” seguir por esse caminho, encontrará Luzia renovada e com 20 funcionalidades.

Dois meses atrás, a MERCADO&CONSUMO conversou com o chatbot que se tornou um fenômeno global oito meses após o lançamento. Nascida como startup espanhola, em 2023, a assistente virtual integrada ao WhatsApp atingiu mais de 20 milhões de usuários em 40 países.

No mesmo período, entre março e novembro, a empresa registrou 3 bilhões de solicitações de pessoas nas interações online. O total de mensagens trocadas equivaleria à reescrita da saga completa de Harry Potter 18 mil vezes.

O sucesso foi uma consequência da motivação para a sua existência: a assistente foi criada para pessoas comuns e para ser acessada em plataformas conversacionais e intuitivas, que não exigem conhecimento tecnológico.

Aplicativo só da LuzIA 

Na própria mensagem de WhatsApp, a IA compartilha um link para a play store do Google ou da Apple. Na versão para Android, são pelo menos 5 milhões de downloads registrados desde o lançamento na plataforma, em dezembro de 2023. Também ocupa o topo da lista entre os apps de entretenimento grátis mais baixados para iOS, à frente do TikTok, por exemplo, na data de consulta, na segunda-feira, 20.

Com 20 funcionalidades – ou personalidades artificiais -, o aplicativo ampliou os serviços realizados pela Inteligência Artificial e manteve o mesmo sistema de interação das trocas de mensagens feitas via WhatsApp. Apesar de não existirem emojis, por exemplo, a troca de mensagens pode ser feita por áudio. A fala é transcrita quase simultaneamente e LuzIA responde com mensagem texto.

A LuzIA antiga – de 2 meses atrás – resumia textos, traduzia para o inglês, explicava alguns conceitos e até sugeria restaurantes ou lojas com base em avalições, por ocasião de consumo e proximidade da localização do usuário. A assistente atual, no entanto, entende de finanças, de Direito e pode ajudar a cumprir objetivos fitness, a estudar e fazer marketing pessoal ou organizacional.

Funcionalidades:

  • Guru das finanças: orienta como melhorar as finanças pessoais e oferece dicas de investimento;
  • Conselheira legal: oferece aconselhamento jurídico em qualquer área;
  • Professora multilingue: ensina vários idiomas;
  • Sua amiga: a assistente  se oferece como amiga confidente;
  • Luzia a sabe-tudo: informa as últimas notícias ou curiosidades;
  • Coach pessoal: na verdade, é uma personal trainer que ajuda com objetivos fitness;
  • Personal shopper: a assistente de compras ajuda a encontrar produtos com os melhores preços, compartilha ideias e recomendações por ocasião e necessidade;
  • A professora: auxilia nos estudos sobre qualquer área;
  • Buddha: conversa mais espiritualizada, focada em frases motivacionais, positivas e de autoajuda;
  • Professora de inglês: a tutora auxilia no aperfeiçoamento do idioma mais falado no mundo por nativos e não nativos;
  • Especialista em entretenimento: oferece dica de livros, filmes e atividades de diversão e lazer, de acordo com o seu perfil;
  • Luzia meteorologista: informa sobre o clima; e
  • Perito em marketing: sugere posts e estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo.

Para atender a essas diferentes demandas, o bot utiliza soluções apresentadas no mercado pela OpenAI e Kandinski, por exemplo. Para texto, Luzia utiliza o GPT 3.5, para transcrições de áudio, o Whisper, e para a criação de imagens a partir de descrições, o Stable Diffusion.

Investidores

O sucesso do produto atraiu a atenção de investidores externos do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, região conhecida como o principal polo de desenvolvimento tecnológico mundial e berço de companhias como Google, Meta e Apple.

Em setembro do ano passado, recebeu US$ 10 milhões em investimentos de Paul Gasol, ex-NBA, e do fundo do Vale do Silício Khosla Ventures.

Imagem: Reprodução/MERCADO&CONSUMO

Postagem anterior

Como conseguir bons resultados com seus distribuidores

Próxima Postagem

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile