Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta do Fórum de Varejo, Consumo e Shoppings

Redação de Redação
21 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Neste fim de semana ocorreu no Guarujá o 4º Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers, realizado pelos grupos Lide e Dória, com apoio do IDV e coordenação de conteúdo e curadoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

No evento, foram debatidos os principais temas envolvendo o presente e o futuro desses setores e os desafios que o momento tem gerado.

O evento teve a presença decisiva de alguns dos mais importantes líderes desses setores, incluindo Luiza Helena Trajano, presidente do IDV; Flávio Rocha, da Riachuelo; Ronaldo Iabrudi, CEO do Pão de Açucar;  Charles Desmartis, CEO do Carrefour; Paulo Correa, presidente da C&A; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Iuri Miranda, Alexandre Guerra e Ricardo Bomeny, respectivamente CEOs do Burger King, Giraffa’s e Bob’s.

Estiveram também presentes e participaram ativamente, entre outros, Marcos Samaha, do GPA-Multivarejo; Roberto Lima, CEO da Natura; Décio Peccin, CEO do CNA; Ronaldo Pereira CEO das Óticas Carol; além de Carlos Zenteno CEO da Claro e Julio Zaguini do Google.

10402027_1070901232976754_7064378389104293901_n

Ao final, como é uma tradição do evento, foi divulgada uma carta que sintetiza o pensamento central predominante  nos trabalhos realizados.

O Brasil vive sua maior crise de natureza político-institucional, mas também ética e moral, com inevitáveis e profundos reflexos nas áreas econômica, financeira, de mercado, do trabalho e também no plano social.

É relevante destacar que o setor empresarial brasileiro se dê conta de seu distanciamento das questões estratégicas que envolveram o País enquanto os tempos eram de bonança.

Também é fundamental lembrar que apenas cinco anos atrás, jamais imaginaríamos senadores, deputados, empresários e executivos presos por conta de seus crimes, pelos quais foram julgados e condenados.

Essa é uma transformação estrutural!

Como é aquela que aconteceu nos setores de varejo e consumo do País e que não voltará atrás por conta de um consumidor que evoluiu em tudo.

Mas isso não pode ser tudo e o Brasil não pode ser confundido com este momento.

O Brasil é uma nação com uma população que é cada vez mais madura e que sabe o que quer.

É preciso olhar o momento atual com serenidade mas também com senso de urgência. Com bom senso, mas sem abrir mão da necessária depuração ética e moral que a realidade nos impõe. Com equilíbrio mas sem transigir com o futuro.

Em alguns anos tudo que agora passamos será parte da história.

O que agora vivemos, vai passar, mas a responsabilidade sobre o que virá pela frente dependerá em muito do que fizermos, pensarmos, influenciarmos, planejarmos e decidirmos agora.

Especialmente como líderes empresariais.

É com essa  visão que os empresários e líderes dos setores de varejo, consumo, franquias e shoppings centers, permanentemente próximos dos consumidores-cidadãos que amadureceram e amadurecerão nessa jornada, reforçam seu compromisso, acima de tudo, com o Brasil.

Nossas famílias, nossos colaboradores, nossos clientes, nossos fornecedores, a sociedade e a Nação pedem um compromisso de longo prazo e muito mais responsabilidade com o País.

Em todos os setores empresariais temos que assumir o protagonismo que o momento e o futuro nos impõem.

É uma chance histórica única de sairmos, como nação, maiores e melhores de todo esse processo.

Guarujá, 19 de Março de 2016

10603265_1071083726291838_1442295478458629190_n
Fotos: LIDE

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Tanto se fala nas novas gerações, mas e as que vão envelhecendo?

Próxima Postagem

Os possibilistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

Os possibilistas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.