Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Consumo

IBM aponta que consumidores da América Latina têm forte interesse em compras guiadas por IA

3 em cada 10 pessoas da região utilizaram a IA para fazer compras e as demais têm interesse em usar a tecnologia

Redação de Redação
21 de fevereiro de 2024
no Consumo, Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
IBM aponta que consumidores da América Latina têm forte interesse em compras guiadas por IA
[the_ad id="169690"]

Embora o mercado varejista enfrente uma pressão crescente em razão de mudanças das expectativas dos consumidores e dos eventos econômicos, um novo estudo do IBM Institute for Business Value revela o interesse do consumidor da América Latina nas compras impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA). Apenas 3 em cada 10 consumidores da região utilizaram a IA para fazer compras, mas aqueles que não o fizeram, manifestaram um grande interesse em usar a tecnologia para vários aspectos da experiência de compra, incluindo pesquisa de produtos (91%), atendimento ao cliente (88%), compra de produtos (87%) e busca de propostas (87%).

[the_ad id="138406"]

O terceiro Estudo sobre o Consumidor, intitulado “Revolucione o varejo com IA em todos os lugares: os clientes não vão esperar”, pesquisou cerca de 20.000 consumidores no mundo, incluindo a América Latina. De acordo com a pesquisa, a inflação pode desempenhar um grande papel nas perspectivas comerciais da região, com quase 7 em 10 consumidores alegando que ela impacta suas formas de comprar e 64% indicando que o preço é uma das principais razões pelas quais eles mudam de lojas ou marcas.

Adicionalmente, 94% dos consumidores expressaram que não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como implementar uma maneira mais fácil de encontrar rapidamente o produto a ser comprado e ter acesso a mais informações sobre os itens.

“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, afirma Carlos Capps, líder dos setores de Varejo, Consumo, Saúde e Agro da IBM Consulting na América Latina. “Alavancando os avanços da IA e da IA generativa, os varejistas podem conduzir uma nova era de comércio, criando experiências inovadoras e intuitivas, personalizadas, eficientes, e sem atrito.”

Outras constatações do estudo

  • Os consumidores não estão satisfeitos com as compras em lojas físicas: enquanto há uma preferência de 75% dos consumidores para lojas físicas na América Latina, apenas 5% estão satisfeitos com a experiência em loja. Eles querem uma maior variedade de produtos disponíveis (43%), mais informações sobre os produtos (30%), além de um processo de pagamento mais rápido (34%). A maioria dos consumidores entrevistados (64%) está complementando sua experiência em loja usando aplicativos móveis, enquanto as compras demonstram uma tendência para uma experiência em loja integrada digitalmente.
  • Compras online ficam comprometidas: o comércio online não é imune a críticas; 80% dos consumidores entrevistados descobrem novos produtos via web, mas muitos expressaram insatisfação com a experiência de compra online, citando desafios para encontrar os produtos que desejam (40%), tendo informações insuficientes sobre produtos (39%) e um processo de retorno desconfortável (31%). Adicionalmente, quase dois quintos dos consumidores que utilizaram assistentes virtuais estão satisfeitos com a experiência.
  • Os consumidores estão interessados em AR/VR: os consumidores mostraram grande interesse em utilizar a realidade aumentada e a realidade virtual (AR/VR) para melhorar vários aspectos de suas compras. Mais de 4 em 5 consumidores que não usaram a tecnologia relataram interesse em testá-la para pesquisa de produtos. Outros usos incluem compra de produto (91%), customização de produtos ou design (83%), teste de produto (80%) e decoração de ambientes (80%).
  • A personalização de ofertas específicas está em alta: 65% dos consumidores entrevistados na América Latina estão interessados em receber informações, anúncios e ofertas de lojas que sejam relevantes para seus interesses específicos. Mais da metade está confortável em compartilhar informações pessoais com uma marca e 31% é neutra – o que mostra uma confiança geral no uso de dados pessoais.
  • Os consumidores estão em busca de opções de pagamento flexíveis: com os desafios econômicos, 73% dos consumidores da região querem opções de pagamento mais variadas e reportam que gostariam de pagar por sua compra em parcelas (73%). Além disso, 79% gostariam da capacidade de pagar com pontos de fidelidade ou de recompensa.
  • Consumidores buscam detalhes sobre opções sustentáveis: os consumidores da região não são os únicos que buscam mais detalhes sobre produtos. Globalmente, 41% dos consumidores alegam que não têm informações suficientes sobre a sustentabilidade dos produtos como apoio às decisões de compra. São consumidores guiados por propósitos, que estão dispostos a mudar hábitos de compras para reduzir o impacto ambiental.

Metodologia do estudo

O IBM Institute for Business Value entrevistou 20.000 consumidores em 26 países sobre seus hábitos digitais, seu uso de inteligência artificial e inteligência artificial generativa, e as expectativas em relação às marcas. As respostas foram analisadas por faixa etária, renda e hábitos de compra em várias categorias de produtos.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O canal multimarcas no varejo de moda brasileiro

Próxima Postagem

BNDES investe R$ 500 milhões em fundo de Crédito para infraestrutura gerido pelo Pátria

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
BNDES emprestar R$ 100 bi por ano é parte de sua missão, diz Haddad sobre plano industrial

BNDES investe R$ 500 milhões em fundo de Crédito para infraestrutura gerido pelo Pátria

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.