Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Fusões e aquisições no varejo têm melhor desempenho em 20 anos

Entre janeiro e dezembro de 2021, volume de negócios alcançou faturamento de US$ 311 bilhões

Redação de Redação
7 de abril de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Fusões e aquisições no varejo têm melhor desempenho em 20 anos

M&A (MERGERS AND ACQUISITIONS) Businessman handshake working at office M&A (M&A

As operações de fusões e aquisições globais no setor de consumo e varejo encerraram o ano passado com desempenho recorde: foram 5.917 transações em doze meses. Essa marca supera em 6% o total verificado ao longo de 2020 e se consolida como o melhor resultado dos últimos 20 anos.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o volume de negócios alcançou faturamento de US$ 311 bilhões, alta de 12% na comparação com o período anterior. Os dados constam na publicação “Global Consumer & Retail 2022 M&A Outlook”, realizada anualmente pela KPMG.

De acordo com a pesquisa, o número recorde de transações em consumo e varejo foi impulsionado pelo bom desempenho de Estados Unidos, Reino Unido e China. Juntos, os três representam 40% de todos os negócios realizados mundialmente. O texto destaca ainda que, no Brasil, o setor dobrou o volume de negociação apenas nos primeiros nove meses de 2021.

“Apesar de condições desfavoráveis, como o aumento das taxas de juros, observamos que as empresas estão reavaliando estratégias de desenvolvimento e transformando os modelos de negócios para capturar novas tendências de consumo, enquanto aprimoram a gestão de caixa para enfrentar esse período de incertezas e sustentar o crescimento recente”, resume o sócio-líder de consultoria em transações para o setor de consumo e varejo da KPMG no Brasil, Alan Riddell.

Saúde, bem-estar e agenda ESG 

O levantamento apontou que, entre os segmentos, o de alimentos e bebidas foi o que mais registrou fusões e aquisições, especialmente devido à expansão de itens de saúde e bem-estar. As transações na área de produtos de consumo aumentaram 5% em relação ao ano anterior, graças ao interesse crescente em cuidados com animais de estimação. Além disso, os negócios de varejo de internet e por catálogo continuaram em ritmo crescente, fechando o ano com 22% de participação.

A agenda ESG, que engloba conceitos ambientais, sociais e de governança, tornou-se um fator cada vez mais determinante nas negociações, segundo as conclusões da pesquisa. Consumidores e investidores estão mais atentos a opções de alimentação saudável, ingredientes à base de plantas, cadeias de suprimentos sustentáveis e práticas éticas da força de trabalho. Ainda conforme o estudo, a tecnologia se consolida como grande influência, capaz de abrir diversas oportunidades para conquistar alvos de comércio eletrônico e estabelecer canais diretos com o público.

“Uma grande tendência é a reformulação de portfólio para se adaptar às demandas dos consumidores em rápida transformação e racionalizar a concorrência onde as empresas são mais fortes. De olho no futuro, os varejistas estão mudando constantemente para o comércio online, mas sem deixar de investir em lojas físicas”, afirma o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Perspectivas para o ano

O relatório indica que as operações de fusões e aquisições no mercado de consumo e varejo seguirão tendência de alta na América do Norte neste ano. Porém, o mesmo não será observado na América do Sul, em parte devido ao ambiente econômico em reestruturação. Por outro lado, a interrupção da cadeia de suprimentos global pode beneficiar os países sul-americanos, já que investidores norte-americanos e europeus deverão explorar fontes alternativas e isso deve impulsionar as transações internacionais.

Segundo a publicação, os impulsionadores de negócios incluem resiliência, canais para o mercado, recursos de última geração e agenda ESG. Dessa maneira, as tendências de investimento que começaram durante a pandemia seguem firmes, principalmente no setor de saúde, ativos diretos ao consumidor, negócios sustentáveis e comida afetiva.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidor já pode comprar carne pré-moída nos supermercados paulistas

Próxima Postagem

General Mills e JSL inauguram armazém dedicado em Extrema

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
General Mills e JSL inauguram armazém dedicado em Extrema

General Mills e JSL inauguram armazém dedicado em Extrema

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.