Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

User Experience, com foco no cliente, dará o tom do varejo

Em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo, CEO do grupo Stefanini fala sobre os principais insights da NRF

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
22 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
User Experience, com foco no cliente, dará o tom do varejo

Marco Stefanini, CEO e fundador do Stefanini Group

O varejo brasileiro sempre teve uma visão focada na eficiência da venda, mas agora a abordagem deve ser mais focada no user experience, tendo o cliente no centro. Esse é um dos insights da NRF 2022, principal evento de varejo no mundo, destacados por Marco Stefanini, CEO e fundador do Stefanini Group, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.

Stefanini também comentou que os profissionais de tecnologia no País estão em um nível acima da média global, mas ressaltou que é necessário combinar isso com uma visão de negócios.

Apesar de todos os aprendizados, o fundador reforça a necessidade de agir e também destaca como disciplina é fundamental nesse momento. Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista:

Mercado&Consumo: Quais os principais aprendizados da NRF de 2022?

Marco Stefanini: Eu acho que o principal é que foi um evento mais pragmático, na visão de quem já participou muitas vezes. Claro que a visão futurista, a visão dos médio e longo prazos são importantes, mas a implantação de todas essas novidades é sempre importante.

Podemos citar, por exemplo, a questão da logística e que o Brasil tem um contorno dramático por causa de seus próprios problemas. Ou seja, no fundo, o varejo avançou muito na parte do front e agora precisa “arrumar a cozinha” [referindo-se à parte de back-end].

Outro ponto muito interessante está relacionado à eficiência. O varejo, principalmente no Brasil, sempre teve uma visão muito de eficiência, focada em quem está vendendo e se está fazendo essa venda de maneira eficiente. Agora, o tom é muito mais user experience, tendo o cliente no centro. Essa é uma abordagem que vem se somar à questão da eficiência.

Existem conceitos interessantes que o Brasil vem aplicando e o varejo brasileiro avançou muito nos últimos anos, recuperou boa parte do atraso, mas ainda haverá muita emoção pela frente.

M&C: O mindset tech na formação de profissionais é fundamental hoje em dia, especialmente no Brasil?

MS: Eu vejo que a maior deficiência e defasagem do Brasil em relação aos Estados Unidos e China é na área de dados. Na área de marketing digital e em outras frentes, a gente não fica muito a dever.

Dentro desse cenário, da importância do perfil tech, é realmente muito importante no sentido de executar. Esse é um ponto fundamental. Em digital, não basta apenas visualizar uma solução. É necessário executar essa solução.

M&C: O mercado brasileiro de profissionais de tecnologia tem algum diferencial?

MS: Nós temos uma vantagem no Brasil, que é o nível dos profissionais de tecnologia no País – e eu consigo comparar porque a Stefanini está em 40 países. Esse nível é bem acima da média. Porém, eu queria ressaltar a combinação do tech com uma visão de negócios, que é muito importante.

M&C: O que, de fato, é necessário para que esses aprendizados da NRF possam ser implementados aqui no Brasil?

MS: É importante quando vamos assistir a um evento, seja no Brasil, seja fora, fazermos analogias com as realidades da nossa empresa. Toda empresa tem os seus obstáculos e desafios. Portanto, é fundamental, quando se termina um evento, independentemente de qual seja, saber como transportar e aterrissar esses conhecimentos e aprendizados.

Eu reforço que ter essa visão é importante, mas, hoje em dia, o mais importante é a execução. Então, disciplina é fundamental. Sempre foi, mas agora é muito mais porque o tempo para errar é menor, o que faz com que necessitemos ser mais rápidos. Para isso, disciplina é tudo.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Os desafios e as oportunidades de se tornar uma empresa responsável

Próxima Postagem

Fabricantes de eletroeletrônicos têm primeira queda de vendas em 4 anos

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Vendas de eletroeletrônicos nacionais crescem13% no primeiro semestre

Fabricantes de eletroeletrônicos têm primeira queda de vendas em 4 anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.