Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

O único componente não-vegano que ainda faz parte de alguns itens do portfólio é a cera de abelha

Redação de Redação
30 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia

A rede de cosméticos e beleza Natura anunciou que a empresa atingiu a marca de 90% dos produtos de seu portfólio com origem vegana. Em comparação ao ano passado, a porcentagem de produtos veganos no catálogo cresceu 6%.

A líder global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura, Roseli Melo, destacou que o processo de mudança impactou toda a rede de parceiros da empresa. “Esse movimento foi muito positivo e engajador porque estimulou todos os nossos parceiros a aprimorar seus próprios processos e cadeias, assegurando a não-utilização de nenhum ingrediente não-vegano”, disse Roseli.

O único componente não-vegano que ainda faz parte de alguns itens do portfólio é a cera de abelha, que é um derivado de origem animal. O produto não é utilizado mais em novos produtos, mas faz parte da composição de alguns batons e máscaras de cílios. Segundo a Natura, a empresa já está em processo de substituição desse material de forma gradual.

Roseli também comentou que a busca pelo substituto ideal da cera tem sido foco da empresa. “É um compromisso já assumido, que exige um trabalho incansável de inovação e de pesquisa em todo o mundo para encontrar os ingredientes ideais que apresentem as mesmas propriedades estruturantes de forma a manter a qualidade e a alta performance pelas quais nossos produtos são conhecidos”, complementa a executiva.

Natura
Ekos Frescor Ishpink Desodorante Colônia Feminino traz ativo que vem da Amazônia Equatoriana

Métodos internos

Para que um produto seja considerado vegano, a sua origem não pode ser animal e os produtos não podem ser testados em animais. A prática de testar novos produtos em animais foi abandonada pela Natura em 2006, e desde então a empresa possui certificações internacionais, como a Leaping Bunny, que validam essa política da companhia.

A gerente cientifica de Segurança Humana e Métodos Alternativos, Kelen Arroteia, ressaltou que o diferencial da marca está no manejo de ativos exclusivos da sociobiodiversidade brasileira.

“Matérias-primas e ingredientes cosméticos já consagrados no mercado possuem uma bibliografia abundante de dados e histórico de uso, mas nós temos um desafio imenso ao fazer a avaliação de segurança ou mesmo estudar os potenciais benefícios de nossos ingredientes porque são inéditos.”

Para cada matéria-prima, são usadas atualmente cerca de 14 metodologias in vitro diferentes em uma única bateria de avaliação de segurança. Hoje em dia, o procedimento para cada novo ingrediente tem uma duração média de até oito meses. No começo dessa metodologia a duração era de dois anos.

Outra metodologia utilizada é o cultivo de folículos de cabelo em laboratório, que tem como objetivo simular uma resposta dos efeitos e benefícios de testes em voluntários.

Um dos modelos de segurança utilizados na Natura se chama human-on-a-chip. O método mimetiza órgãos, que são biofabricados, e tecido corporal criando um sistema microfisiológico que reproduz o funcionamento do organismo.

A novidade foi desenvolvida pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura é a adaptação desse modelo para avaliar a toxicidade sistêmica de um ingrediente cosmético. Através desse sistema as cientistas conseguem avaliar seus efeitos tanto dentro do corpo (órgãos) quanto fora (pele) ao mesmo tempo.

“São vários métodos que coexistem e se combinam para termos uma resposta em relação à eficácia e segurança. E agora fazemos isso em maior volume e em menos tempo com a adoção de metodologias computacionais”, finaliza Kelen.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

Próxima Postagem

Carter’s ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Carter's ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

Carter's ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile