Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo com Causa: Consumo será cada vez mais uma ferramenta de ativismo

Pandemia acelerou o engajamento do consumidor, que busca por marcas engajadas em causas sociais e ambientais

Larissa Féria de Larissa Féria
8 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Além da transformação digital, a pandemia acelerou o engajamento do consumidor, que agora busca por marcas engajadas em causas sociais e ambientais. Segundo o estudo “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil”, 74% dos entrevistados estão preocupados com questões socioambientais e 73% querem que as marcas ajam em prol do bem da sociedade e do planeta.

Os resultados da pesquisa antecipados pela Mercado&Consumo e divulgados hoje durante a live que contou com a participação de Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar; Mônica Gregori, cofundadora da Cause; e Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL. A mediação foi feita por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo. Ao longo desta semana o projeto “Varejo com Causa” fará uma série de debates sobre como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade.

“A pandemia trouxe à tona o nível de desigualdade que temos no País e no mundo. Isso tocou as pessoas, na maneira de pensar do consumidor mudou. As empresas precisam mudar para atender a sociedade, seus consumidores e os investidores. Não dá mais para uma marca ser isenta ao que está acontecendo ao nosso redor”, afirma Mônica Gregori, cofundadora da Cause.

Para Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL, esse é um caminho sem volta e as empresas não vão mais ter como não incorporar o ESG nas suas estratégias. “O consumidor é mais engajado hoje e isso vai ser cada vez mais. O consumo será cada vez mais uma ferramenta de ativismo”, diz.

Para isso, reforça Mônica, as empresas devem ter um olhar atento para entender o que seus steakholders precisam. “Na Cause falamos muito de 3Cs, que são convicção, acreditar naquilo que está fazendo; coerência, precisa fazer isso diante de todos os públicos; e consistência, porque não dá para transformar o mundo de um dia para outro”, diz.

Próximos desafios

Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar, destaca que a pandemia  exigiu das empresas uma resposta rápida para apoiar a minimização de todos os impactos, mas que agora existe o desafio de manter o engajamento dos consumidores e das empresas. “A gente precisa que esse envolvimento continue tanto pela exigência dos clientes como de ter esse novo patamar de que é necessário que governo, pessoas e empresas estejam juntas dentro desse combate”, afirma.

Segundo ela, as pessoas esperam das marcas um posicionamento muito mais ativo e consistente. “[O projeto Arredondar] é uma forma de os consumidores se engajarem e de a marca trazer isso de uma forma muito simples, segura e transparente”, afirma.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Anfavea: normalização no abastecimento de chips só deve acontecer em 2023

Próxima Postagem

Caixa lança linha de crédito para sistemas fotovoltaicos residenciais e fundo ESG

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Linha de crédito

Caixa lança linha de crédito para sistemas fotovoltaicos residenciais e fundo ESG

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.