Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Semana do Varejo com Causa vai debater sobre o papel social das empresas

Líderes de grandes redes vão debater como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria

Redação de Redação
3 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Representantes de grandes redes vão se reunir na Semana Varejo com Causa, de 8 a 12 de novembro, para debater como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade. O evento surgiu a partir da realização da pesquisa “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil” encomendada por Editora MOL, Movimento Arredondar e consultoria Cause.

Feita com 287 empresas, a pesquisa mapeou as ferramentas de doação disponíveis no varejo e a percepção dos consumidores sobre essas iniciativas. Os resultados serão apresentados no dia 8 de novembro, às 9h30, com a participação de Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar; Mônica Gregori, cofundadora da Cause; e Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL. A mediação será feita por Aiana Freitas, editora-chefe do Mercado&Consumo, que é parceiro de mídia do evento.

Entre as empresas entrevistadas, 42% oferecem alguma ferramenta para doação no ato da compra. É o caso do Burger King, rede de fast-food que oferece o arredondamento da compra por meio de centavos de troco e já arrecadou mais de R$ 3 milhões.

“Acreditamos que é possível garantir o desenvolvimento social, cultural e econômico do país”, diz Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil, que participará de um painel no dia 8 sobre a força da frente de caixa para gerar doações. “Esses centavos podem transformar e promover um futuro melhor para milhares de pessoas no Brasil.”

O arredondamento de troco está presente em 21% das empresas que oferecem ferramentas de doação no caixa. A ferramenta mais popular, entretanto, é o produto social, presente em 28% dos varejos doadores.

Esses produtos serão tema de conversa que reunirá Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios da Natura, e Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas. Entre 2020 e 2021, a rede de lojas de departamento lançou dois livros sociais. Juntos, eles doaram, no total, mais de R$ 280 mil para o hospital do GRAACC, que oferece tratamento oncológico a crianças e adolescentes. “É um prazer enorme que consigamos fazer isso”, diz Borriello.

“Na Pernambucanas, contamos com mais de 14 mil colaboradores no processo de venda.” A empresa contou com a participação de suas equipes para criar os projetos que esgotaram nas lojas em poucos meses.

Opinião dos consumidores

A pesquisa também ouviu 600 consumidores e constatou que, ainda que o governo seja apontado como o principal responsável por solucionar os problemas socioambientais, a responsabilidade das pessoas e das empresas em fazer alguma coisa é vista como muito próxima.

O levantamento mostra, ainda, que 78% dos não doadores declararam que passariam a doar caso existissem mecanismos facilitadores para doações na loja. A maioria dos entrevistados afirma não se incomodar com a abordagem – presencial ou online – para doar ao finalizar uma compra.

“O varejo tem um grande poder de mobilizar e engajar pessoas, e isso também pode ser aplicado para promover a cultura de doação. Acreditamos que essa pesquisa revela que todos os lugares onde há oportunidade de consumo também podem ser lugares onde há oportunidade de doação”, afirma Roberta Faria, co-CEO da Editora MOL.

Combate à miséria e à desigualdade

Entre os consumidores que realizaram doações na hora da compra, há uma maior predisposição a apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade (acesso a saneamento básico, fome zero, moradia). A causa animal aparece como a segunda mais popular, seguida de iniciativas relacionadas ao acesso à saúde e ao bem-estar, o que inclui o combate à covid.

A pesquisa estará disponível para download gratuito a partir do dia 8 no site, que também reunirá cases de sucesso de grandes redes como Raia Drogasil, Petz, GOL Linhas Aéreas e outras, além de soluções para que varejos fortaleçam suas ações de impacto social.

Imagem: Divulgação/ACE

Postagem anterior

Geladeiras lideram aumento de preços antes da Black Friday

Próxima Postagem

Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile