Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Blockchain está no varejo, mas não com a potencialidade com que poderia”

Afirmação é do economista Luiz Calado, que participou de ciclo de desenvolvimento promovido pela Gouvêa Academy

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
"Blockchain está no varejo, mas não com a potencialidade com que poderia"

Nestlé usa o blockchain para dar, ao consumidor final, informações sobre alimentos infantis

O blockchain está no varejo, mas não com toda a potencialidade com que poderia estar. A constatação é do economista Luiz Calado, especialista no assunto e ex-presidente da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). Ele fez uma apresentação durante mais uma edição do “Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo” promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa da Gouvêa Ecosystem.

Para Calado, o potencial todo não foi alcançado, ainda, porque muitas empresas ainda contam com profissionais com mentalidade “engessada” – e, para usar o blockchain com eficiência, é preciso se aproximar da mentalidade característica das startups. “Por muitos anos, foi difícil desvincular o blockchain das criptomoedas e mostrar que ele é útil no mundo do negócios. Há várias aplicações do blockchain no varejo”, afirma.

Ele cita o exemplo da Nestlé, que usa o blockchain para dar, ao consumidor final, informações sobre alimentos infantis. “As pessoas querem saber, e com razão, de onde vêm os ingredientes dos produtos que elas dão para seus bebês. A Nestlé percebeu isso e desenvolveu uma solução junto com a IBM”, conta. Atualmente, na França, apontando o celular para um QR Code presente na embalagem de um purê, por exemplo, o consumidor pode saber, por exemplo, os tipos de batata usados num alimento, o método de cultura desses ingredientes e até o nome do agricultor.

Luiz Calado destaca, ainda, o caso do Carrefour, que viu as vendas serem impulsionadas pelo uso do blockchain para rastrear carne, leite e frutas das fazendas às lojas. Isso aumentou a confiança do consumidor, uma vez que permitiu que eles evitassem produtos com organismos geneticamente modificados, antibióticos ou pesticidas, se quisessem. “A grande palavra é confiança. Você consegue passar segurança ao consumidor, mostrando de onde vem o produto, se é orgânico, se é local – para quem se importa com essa característica.”

A tecnologia vem sendo cada vez mais usada, também, na moda. Da mesma forma como no caso dos alimentos, hoje clientes de grandes varejistas podem, por meio das etiquetas das roupas, saber de onde vem o algodão usado na fabricação, por exemplo. O CEO do Blockchain Research Institute (BRI) Brasil, Carl Amorim, destaca que esse pode ser um diferencial para os marketplaces que vendem produtos de sellers variados. O blockchain pode confirmar a procedência desses produtos. “O blockchain é um esporte no qual a gente precisa competir”, resume.

Imagem: Reprodução/Wall Street Journal

Postagem anterior

Decreto institui sistema de garantias de crédito para pequenos negócios

Próxima Postagem

Magazine Luiza dará “dinheiro de volta” em compra a partir de R$ 30 no McDonald’s

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza dará "dinheiro de volta" em compra a partir de R$ 30 no McDonald's

Magazine Luiza dará "dinheiro de volta" em compra a partir de R$ 30 no McDonald's

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile