Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mercado Livre: Entrega no mesmo dia reforça aposta em logística para fidelizar cliente

Volume de entregas feitas pela própria empresa cresceu 85% nos últimos três anos

Redação de Redação
21 de junho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado Livre eleva em 50% investimento em marketing na Black Friday deste ano, ante 2023

Ponto decisivo para a experiência do consumidor, a logística se tornou o foco de investimento dos marketplaces para encurtar a distância de seus clientes e diminuir o tempo de entrega de produtos. Com uma rede de logística pensada e planejada a partir do zero, a gigante do e-commerce Mercado Livre tem apostado na logística como diferencial.

“Uma parcela representativa da população já sente os efeitos positivos de acesso a essa logística, mas entendemos que esse é um alvo em movimento e que a expectativa do consumidor é sempre crescente na direção de melhores experiências”, afirma Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina, em entrevista exclusiva para a Mercado&Consumo.

Na última segunda-feira (14), o Mercado Livre anunciou o início das operações de entregas para pedidos feitos no mesmo dia na região da Grande São Paulo e nas regiões metropolitanas de Florianópolis (SC) e Salvador (BA). O serviço é válido para compras realizadas dos produtos sinalizados como Full na plataforma, que contempla itens já armazenados em um centro de distribuição do Mercado Livre, até às 11h.

“Até pouco tempo, falávamos em entrega em até dois dias. Hoje começamos a olhar para a entrega no dia seguinte e até no mesmo dia. Isso dá uma ideia de como o consumidor tem uma expectativa crescente”, diz Tolda.

Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina
Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina

Investimento em entrega própria

Para se ter uma ideia dos avanços feitos no setor, apenas nos últimos três anos, o volume de entregas feitas pela própria rede cresceu 85%. Segundo Tolda, em dezembro de 2017, 95% das entregas eram feitas via Correios. Já em dezembro de 2020, 90% das vendas foram entregues pela rede própria do Mercado Livre – os Correios representam 5% das entregas e os outros 5% dos produtos são entregues por grandes empresas que têm a sua própria rede logística. “Entendemos que esse é um alvo em movimento e que a expectativa do consumidor é sempre crescente na direção de melhores experiências.”

Os investimentos no setor, porém, vão além de atender às expectativas do consumidor. Ao oferecer prazos mais curtos, o Mercado Livre atrai e fideliza os vendedores. “Não é só o consumidor final. Temos um público expressivo de logística. O que a gente faz não é só pensando no benefício do consumidor, mas também do nosso vendedor”, explica. Essa rede conta com centros de distribuição e centros avançados que disponibilizam espaço para que vendedores do marketplace façam a gestão da entrega de seus produtos.

Uma inovação que está sendo testada no México e deve ser levada para outros países é o desenvolvimento de uma plataforma própria que permite a um motorista com disponibilidade receber as encomendas em um centro avançado e fazer as entregas. “É um modelo semelhante ao de um motorista de Uber, mas com o compromisso não de fazer uma única entrega, mas, numa só rota, de entregar 50 pacotes”, diz.

Fidelização dos clientes

Além da logística, outra aposta do Mercado Livre para a fidelização de clientes é no Mercado Pago. O serviço financeiro do marketplace tem autorizações do Banco Central para funcionar como carteira virtual, como processador de pagamentos e como instituição financeira. “Quando pensamos em criar mais fidelidade entre os usuários, é em cima de um programa que une esses dois grandes serviços. É dessa forma que a gente pensa a diferenciação dos nossos concorrentes”, afirma.

Segundo Tolda, a oferta de crédito para os empreendedores é um negócio crescente.  As condições do financiamento, como o valor, a tarifa e o prazo, variam a cada mês, de acordo com o comportamento da empresa. “O negócio de crédito foi uma adjacência natural que veio a partir do nosso negócio de pagamentos. Tudo está calcado em uma riqueza de dados para começarmos a oferecer crédito para esses vendedores”, diz.

Imagens: Divulgação e Reprodução

Postagem anterior

Retomada geral, porém desigual

Próxima Postagem

Empresas brasileiras voltam a produzir televisores e acirram guerra de preços

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresas brasileiras voltam a produzir televisores e preços devem cair

Empresas brasileiras voltam a produzir televisores e acirram guerra de preços

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.