Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Americanas passa a aceitar pagamento com Pix em 100% das lojas físicas

Operação estava em teste em São Paulo e no Rio desde o ano passado

Redação de Redação
13 de maio de 2021
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Ex-CEO da Americanas apresenta atestado e evita CPI

Todas as 1.707 lojas físicas da Americanas espalhadas pelo Brasil agora aceitam o Pix como meio de pagamento. Em dezembro de 2020, a plataforma digital da Americanas já havia sido o primeiro grande e-commerce a aceitar o serviço desenvolvido pelo Banco Central. As operações vinham sendo testadas em unidades da Americanas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos meses.

“Os consumidores escolhem o Pix na medida em que se informam sobre as vantagens do meio de pagamento. Este início da aceitação do Pix nas lojas físicas será acompanhado por uma comunicação visual nos caixas para orientar o cliente sobre a nova opção de pagamento. Nossos operadores de caixa também receberam treinamento para melhor atender os clientes que desejarem utilizar esta modalidade. O Pix trará mais comodidade pra os clientes, que não precisarão portar cartão ou dinheiro em espécie para pagamento, reduzindo o tempo da jornada de compra e aumentando a praticidade”, afirma o CFO da Americanas, Carlos Padilha.

O pagamento via Pix na Americanas é gratuito para pessoas físicas ou jurídicas – isento de cobranças operacionais – e pode ser efetuado por meio da instituição financeira ou carteira digital de preferência do cliente. Mesmo clientes que não tenham chave cadastrada podem usar essa forma de pagamento, bastando apontar o celular para o código gerado no momento da compra.

Mudanças nas lojas

A implementação do Pix nas lojas demandou mudanças no software do sistema de caixa, de modo a incluir funções específicas, como a exibição do QR Code no monitor.

A tecnologia por trás desta solução na Americanas foi desenvolvida pela Ame Digital – fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas – que viabiliza o fluxo de todas as transações realizadas com Pix nas lojas físicas, integrando o cliente, o ponto de venda, bancos e carteiras digitais, e o sistema do BC.

O Pix foi criado para reduzir custos e trazer mais conveniência aos consumidores, entre outros benefícios. Os pagamentos são realizados em até dez segundos, de forma gratuita para pessoas físicas. O pagamento instantâneo é uma opção ao uso de dinheiro em espécie, cartões e boletos.

Brasileiro quer Pix no varejo

Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank e pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) aponta que 67% dos brasileiros querem usar o Pix para pagar compras no varejo. A disposição para adotar essa modalidade de pagamento em estabelecimentos comerciais é superior na faixa mais jovem entrevistada, que tem entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, o número de pessoas que quer usar o sistema é quase seis vezes maior que o que não quer adotar.

A resistência à novidade aumenta conforme a idade. Na população com mais de 55 anos, por exemplo, essa relação é de dois para um – ou seja, para cada duas pessoas, uma não quer pagar contas com Pix no varejo.

A pesquisa do C6 Bank também revela que o índice de aceitação é maior nas regiões Norte/Centro-Oeste e nas cidades com até 500 mil habitantes. As entrevistas foram feitas entre os dias 22 e 28 de abril deste ano com 2 mil brasileiros com acesso à internet no País todo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Com foco no e-commerce, Vulcabras inaugura centro de distribuição em Extrema

Próxima Postagem

O bom já não serve. Queremos o melhor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O bom já não serve. Queremos o melhor

O bom já não serve. Queremos o melhor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile