Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Sodexo investe no conhecimento do cliente e quer ser referência em qualidade de vida

Aiana Freitas de Aiana Freitas
3 de fevereiro de 2021
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Mariana Cerone, head de Consumer & Innovation da Sodexo

Mariana Cerone, head de Consumer & Innovation da Sodexo

[the_ad id="169690"]

Milhões de pessoas usam vale-refeição por todo o Brasil, mas quantas delas sabem a marca do cartão que levam no bolso ou na carteira? Muito poucas. Isso não tem relação com a marca em si, mas com o fato de esse serviço ser o que se chama no mercado de B2B (Business to Business), prestado de uma empresa (a prestadora) a outra (a empregadora que fornece o benefício aos funcionários).

[the_ad id="138406"]

No caso da Sodexo, no entanto, essa constatação não barrou investimentos no conhecimento do consumidor final, aquele que, de fato, frequenta bares, restaurantes e supermercados. Por isso, desde 2019, a empresa mantém uma área chamada de Consumer & Innovation (Consumo e Inovação), capitaneada por Mariana Cerone.

Cerone ou Marie – nomes pelos quais ela é conhecida na empresa – saiu da Via Varejo naquele ano para tocar o projeto. O desafio dela é fazer com que a companhia também esteja focada no B2C (Business to Consumer). “Há cerca de dois anos existe uma discussão global sobre a necessidade de as empresas de benefícios se aproximarem do consumidor. Trabalhar com B2C é inovar nesse mercado. Precisamos entender a relação que o consumidor final tem com o cartão de benefícios dele”, explica.

Desde o início da pandemia de Covid-19, assim como ocorreu em todos os segmentos, o de benefícios também encontrou desafios, mas não só. “Geralmente, os benefícios estão relacionados a comida, mas vimos as empresas preocupadas em oferecer novos serviços, como aqueles relacionados a saúde mental para quem está fazendo home office. Surgiu uma nova gama de oportunidades com as quais a gente pode trabalhar”, conta a executiva.

Essas oportunidades vão ao encontro da vontade da empresa de se tornar referência em qualidade de vida, sonho de dez a cada dez consumidores, especialmente em tempos de riscos associados ao coronavírus. “Passamos a permitir que os clientes usassem nossos cartões nos pedidos feitos pelo Rappi e estamos mapeando outros players. Além disso, entramos no segmento de comida congelada, porque entendemos que, com a família toda em casa, pais trabalhando e fazendo call e crianças fazendo aula online, a hora de comer virou um desafio. As pessoas não têm como cozinhar para a família inteira e se alimentar bem.”

A busca de soluções digitais para os consumidores deve permanecer no foco de Mariana Cerone, para quem o modelo híbrido de trabalho vai durar pelo menos dois anos, mesmo com a chegada da vacina contra a Covid-19. Será necessário, segundo ela, apenas saber equilibrar essas soluções. “Ainda existe uma resistência, por exemplo, quando se fala do mercado supermercadista, porque muitos consumidores preferem ir pessoalmente e fazer a compra na loja física.”

A ideia, assim, é estar aonde o consumidor quiser, na hora em que ele quiser. Ela cita como referência recente o painel da diretora de Insight da consultoria americana WGSN, Andrea Bell, no Retail’s Big Show, em que foram apresentados dois perfis do consumidor na atualidade: o que é mais conservador e espera as coisas melhorarem para voltar ao antigo padrão de compras e o que entendeu que o mundo pode ser mais simples e não é preciso comprar tanto. (Clique aqui para conferir a cobertura completa que o portal Mercado&Cosumo fez do Retail’s Big Show, promovido pela National Retail Federation).

Pensando também em experiências mais fluidas, a head de Consumer & Innovation da Sodexo destaca que a empresa tem analisado soluções que facilitem a mecânica das promoções e permitam a participação dos clientes sem que eles precisem decorar regras ou números de cupons, por exemplo. “Também estudamos o comportamento do consumidor para fazer as ofertas mais customizadas”, finaliza.

Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Uber Eats cria programa de doações e isenções para restaurantes parceiros

Próxima Postagem

Burger King lança, no Brasil, programa de fidelidade inédito no mundo

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Burger King lança, no Brasil, programa de fidelidade inédito no mundo

Burger King lança, no Brasil, programa de fidelidade inédito no mundo

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.