Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

NRF 2021: Como a pandemia preparou o consumidor para as incertezas do futuro

Aiana Freitas de Aiana Freitas
12 de janeiro de 2021
no Consumo, Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A consultoria WGSN ofereceu, na tarde desta terça-feira (12), um mapa estratégico para varejistas prontos para fazer a transição entre um momento de medo para outro de esperança. A diretora de Insight da WGSN, Andrea Bell, falou sobre o tema “Consumer behavior: making sense aftermath uncertainty” (“Comportamento do consumidor:  fazendo sentido após a incerteza”) como parte “Chapter 1” do Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido anualmente pela National Retail Federation (NRF) e com cobertura especial da Mercado&Consumo.

Com base em um white paper preparado especialmente para a NRF, Andrea explorou dois sentimentos do consumidor que devem ter impacto global em 2023, a percepção do tempo e o entorpecimento, bem como alguns grupos de consumidores do futuro.

A percepção do tempo é a ideia de que a incerteza induzida pela pandemia alterou nossa compreensão do tempo, mudando as memórias e dando origem a um foco renovado em um passado idealizado. O tempo se tornou elástico e aparentemente inexistente, observou ela, e em 2020, “os dias pareciam se arrastar, enquanto os meses pareciam passar em um piscar de olhos”.

Tem havido um foco coletivo em como passar o tempo, como aproveitá-lo ao máximo e como suportá-lo. Ao longo do caminho, a nostalgia serviu de âncora, e os consumidores se voltaram a produtos e experiências que parecem confortáveis ​​e familiares.

Entorpecimento do consumidor

Por outro lado, o sentimento de entorpecimento do consumidor e a turbulência emocional durante o ano passado deram origem a mecanismos de enfrentamento únicos, à medida que as pessoas procuram maneiras de sentir e curar. O ano levou a um espectro de “intensa desordem emocional”, disse ela, “do medo à indignação, alegria, tristeza”. Uma sensação que envolve o medo de descobrir e a apreensão do que está por vir.

Bell, no entanto, teve o cuidado de observar que nem tudo é desgraça e tristeza. Até 2023, segundo ela, novos mecanismos de enfrentamento estarão em vigor. O cuidado estruturado é um exemplo. “Aprender a dar um passo para trás e examinar objetivamente cada informação e determinar a resposta apropriada, em vez de ter uma reação automática”, cita. Concentrar esforços no cuidado reduz a fadiga emocional e melhora os resultados.

Essas reservas emocionais, disse ela, serão essenciais para um grupo de consumidores em particular: “The Predictors” (algo como “profetas”). Ao buscar estabilidade e segurança, esse grupo adotará uma mentalidade recessiva e de gastar com cautela, tendo ou não renda disponível.

Eles também serão desafiados por uma divisão cada vez maior de atenção. Para este grupo, o futuro é de reabastecimento automático e reposição automática, assinaturas, pré-encomenda e economia contínua (como ofertas que verificam e aplicam descontos).

O perfil “The New Romantics” (“novos românticos”) é outro grupo de consumidores focado em se reconectar com emoções, comunidade e equilíbrio entre trabalho e vida. Aqui, há interesse em sustentabilidade e diversidade. Conectar-se com os novos românticos exigirá um “arrebatamento ritual”, ajudando-os a criar laços emocionais mais fortes com seus dias e arredores.

CBD novamente em pauta na NRF

Outras estratégias incluem soluções psicodélicas que alteram o humor, como ofertas de CBD (cannabidiol) e “alimentos e suplementos que elevam a mente”, bem como higiene emocional, que se concentra em soluções para gerenciamento de estresse, ansiedade, desconexão e outros desafios de saúde mental.

Em 2020, a NRF já tinha levado ao palco Stephanie Wissink, diretora-administrativa de pesquisa do consumidor do Jefferies Financial Group; Jann Parish, diretora de Marketing da Green Growth Brands; Rachel Bonsignore, consultora sênior da GfK Consumer Life; e Sharon Leite, CEO da The Vitamin Shoppe, para um debate sobre o mercado do canabidiol.

Bell também mencionou outra coisa a se observar em termos de investimento: os mercados do metaverso. A internet está se transformando em um metaverso, disse ela, um reino digital compartilhado que impulsionará a cultura e o design, bem como novas maneiras de se comunicar, brincar, comprar, aprender e trabalhar.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

NRF 2021: Compra com hora marcada e pagamento sem contato vieram para ficar

Próxima Postagem

Visa e Catho anunciam apoio a consumidores na busca por empregos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Visa e Catho anunciam apoio a consumidores na busca por empregos

Visa e Catho anunciam apoio a consumidores na busca por empregos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.