Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As oportunidades do open finance para o varejo

Redação de Redação
23 de dezembro de 2020
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente, vivemos na era da informação, na qual a maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter é a quantidade de dados que esta possui sobre os seus clientes e mercados. Tanto que o empreendedor Clive Humby declarou que “data is the new oil”. Se dados são o novo petróleo, então podemos pensar que as iniciativas de open finance promovidas pelo Banco Central são como uma expansão das reservas de petróleo do mercado brasileiro.

O projeto do open finance tem como objetivo tornar o consumidor o centro da infraestrutura do sistema financeiro a partir das APIs (Application Programming Interfaces) e, assim, implementar um ecossistema financeiro digital. Essa tecnologia permitirá aos usuários compartilhar os seus dados financeiros com quaisquer empresas que desejarem, a partir dos quais todos os setores da economia poderão desenvolver novos produtos e serviços para os seus clientes, principalmente o setor varejista.

Essas informações permitirão aos varejistas desenvolver opções de parcelamento e financiamentos customizados às condições financeiras dos seus clientes e, assim, reduzir o nível de inadimplência das suas operações. A partir disso, as empresas poderão diminuir os gastos com processos de recuperação de dívida e despesas com provisões de devedores. Consequentemente, haverá um aumento do investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços para os clientes.

A análise das transações dos clientes permitirá aos varejistas não só identificar quais produtos eles querem comprar, mas também o quanto eles estão dispostos a pagar para adquiri-los, o que possibilita às empresas aprimorar tanto a gestão de estoques, quanto as suas políticas de precificação. Além disso, essas informações poderão ser utilizadas para criar campanhas de marketing customizadas. Por exemplo: caso a empresa identificar que uma pessoa contratou um financiamento imobiliário, poderá enviar para ele propagandas sobre eletrodomésticos e móveis.

Além disso, as APIs do open finance também possibilitarão a desintermediação dos processos de pagamento, gerando uma economia de custos aos varejistas que podem se traduzir na redução de preços para os consumidores ou na expansão de suas lojas.

Em suma, o open finance traz uma série de oportunidades para o setor varejista. No entanto, a entrada neste ecossistema é um processo complexo que possui um conjunto de desafios tecnológicos que, se não forem endereçados de forma correta, poderão aumentar significativamente os custos desse projeto. Por isso, é necessário que os varejistas se utilizem das experiências e soluções de open finance disponíveis no mercado para não apenas economizar seus recursos, mas também ganhar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Rogério Melfi é consultor de Novas Plataformas da TecBan.

Postagem anterior

Desemprego atinge 14,2% em novembro e bate recorde na pandemia

Próxima Postagem

Vendas de supermercados acumulam alta de 5,94% até outubro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Vendas no varejo: 2ª metade do ano começa com aumento expressivo

Vendas de supermercados acumulam alta de 5,94% até outubro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.