Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday de 2020 será a mais digital da história, mas terá menos descontos

Aiana Freitas de Aiana Freitas
29 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A Black Friday de 2020 será a mais digital da história do Brasil, aponta uma pesquisa feita pela empresa de estudos de mercado GfK. De acordo com a pesquisa, 28% dos consumidores compraram pela internet na Black Friday de 2018 e, em 2019, o índice aumentou para 33%. Neste ano, o porcentual de pessoas fazendo compras online entre maio e agosto já era de 43%, o que aponta para o aumento do uso desse canal também na tradicional data de descontos, que neste ano será em 27 de novembro.

Se esse índice for confirmado, essa será a Black Friday mais digital já realizada no Brasil. Entre os motivos, está a aceleração do crescimento do canal por causa das medidas de isolamento social e do fechamento das lojas em meio à pandemia de Covid-19. A isso se soma, segundo a GfK, a própria disposição do consumidor, que pretende privilegiar a compra online durante o evento.

“A Black Friday sempre foi marcada por muitas promoções e buscas online, mas os brasileiros ainda compram muito na loja física. Neste ano, a venda online está em alta, e será maior na data”, afirma o diretor-geral da GfK para a América Latina, Felipe Mendes.  Segundo o estudo, mais de metade dos consumidores, ou 54% dos entrevistados, pretende trocar as compras nas lojas físicas pelas online.

A pesquisa também aponta que 91% dos consumidores querem fazer pelo menos uma compra na Black Friday de 2020. Por outro lado, 44% afirmam ter menos dinheiro para gastar na comparação com 2019, e 71% esperam comprar o que precisam pagando menos.

Menos descontos e menos aglomerações

Nesse sentido, as empresas se veem diante de um desafio. Com a alta de dólar e a escassez de alguns insumos já apontada pela indústria, o varejo não deve oferecer descontos tão expressivos neste ano, segundo a GfK. “Além disso, o próprio varejo está diluindo as promoções para evitar aglomerações nas lojas”, pontua Felipe Mendes.

Para ele, os descontos mais expressivos devem ser percebidos em segmentos que tiveram as vendas represadas nos últimos meses, como o de roupas e de viagens. “Mas, especialmente no caso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o nível de estoque está baixo, porque muitos consumidores já fizeram compras ao longo dos últimos meses. Micro-ondas, aspiradores de pó, geladeiras e fogões foram muito vendidos, inclusive para a população de renda mais baixa, por causa do auxílio-emergencial concedido pelo governo.”

O estudo da Gfk mostra que, no caso de eletroeletrônicos, 35% dos produtos tiveram descontos superiores a 5% em 2018. Em 2019, foram 41%. Em agosto último, a previsão era de que esse índice não passasse de 26%.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Pix vai reduzir uso de dinheiro e dará mais mais agilidade ao comércio, diz Febraban

Próxima Postagem

Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.