Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Ingerimos doses potentes de anabolizante digital nos últimos três meses”, afirma CEO da Livraria Cultura

Redação de Redação
24 de junho de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
Sergio Herz 1

O mercado de livrarias é um ramo do varejo que precisa se reinventar. Foi com essa afirmação que Sérgio Herz, CEO da Livraria Livraria Cultura iniciou sua participação no Mercado & Consumo em Alerta desta quarta-feira (24). Ao lado de Ada Mota, sócia-fundadora da Adcos; e Maria Cristina Potomati Fiuza, presidente do Grupo Dovac (Lukscolor Tintas, Luksnova), o executivo defendeu o processo de transformação digital nas empresas, mas ressaltou que consumidor não vai deixar de ir até uma loja física.

Segundo ele, o ano de 2020 ficará marcado como o ano da aceleração exponencial empresarial como se as empresas estivessem ingerido doses potentes de anabolizante digital, mas ao mesmo tempo será um ano marcado por uma freada brusca de hábitos de vida que fez com que as pessoas pensassem mais sobre si próprias e suas vidas. “Este novo momento que estamos vivendo acelerou o processo de transformação em diversas frentes. E esse movimento selou uma tendência de participação brutal do comércio digital em cima do físico”, explicou.

Sérgio fez ainda uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil ao falar sobre vendas físicas e digitais e lembrou que a Cultura, assim como a Amazon, começou a vender no online em 1994. “Hoje o mercado americano de livros conta com 54% das vendas de livros físicos no online. No Brasil, estamos na ordem dos 46%. As lojas físicas não vão deixar de ser frequentadas, mas precisamos entender como esse consumidor quer gastar, pois o entendimento deste comportamento no pós-pandemia ainda é um ponto de interrogação,” disse.

Ainda sobre o movimento digital, Sérgio Herz afirmou que este comportamento faz parte de uma conveniência que vicia o ser humano, uma vez que, segundo ele, “tudo que é fácil é viciante”. E essa colocação o levou a comentar sobre o futuro dos shopping centers. Para ele o novo normal ainda é muito desconhecido até nos sentirmos bem no mundo físico e os shoppings se tornarão ainda mais centros de lazer e não de compras. “Neste momento, o shopping center está sem graça com essa nova maneira que estamos retomando”, comentou.

O executivo também trouxe para a conversa o home office adotado no escritório corporativo e uma dúvida sobre os colaboradores que atuam nas lojas. Para ele, será preciso pensar mais nas equipes de lojas, como irão equacionar a relação dura de trabalho em lojas com o trabalho em home office de equipes administrativas com maior qualidade de vida, depois que aprendermos a trabalhar com maior equilíbrio neste contexto.

Vale lembrar que o mercado de livros começou a dar sinais de melhoria com a reabertura das livrarias, registando uma gradual subida do número de vendas, embora ainda com perdas na ordem dos 40%, relativamente a 2019, segundo dados da consultora GfK.

Segundo o painel de vendas Gfk, entre 4 e 10 de Maio, venderam-se 104.340 livros, menos 75.741 do que na mesma semana do ano passado, em que foram vendidos 180.081 livros, o que se traduz numa quebra de 42,1%.

Este webinar contou com a mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, além de patrocínio da ACI Universal Payments, empresa com solução única e universal que oferece pagamentos em tempo real corporativos e de varejo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

8 aplicativos para criar vídeos para redes sociais

Próxima Postagem

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Telemedicina do presente para o Ecossistema de Saúde Conectada 5.0

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.