Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Confira 5 tendências do varejo para ficar de olho em 2025

Diretor de Retail da Linx acredita que uso de dados segue sendo o caminho para melhorar a experiência do consumidor no varejo

Redação de Redação
20 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Confira 5 tendências do varejo para ficar de olho em 2025

Volta ao básico bem-feito, Inteligência Artificial, dados, experiência, personalização… O varejo tem ouvido muitas palavras e expressões que viraram ou continuaram como tendência, pensando principalmente nas inovações tecnológicas e na mudança do comportamento do consumidor.

E quais serão as palavras, expressões e tendências que devem nortear o varejo no ano de 2025? Segundo Rafael Reolon, diretor de Retail na Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, tudo que vem acontecendo no mundo aponta para um futuro em que dados, tecnologia e experiências personalizadas serão protagonistas. Abaixo, segundo o executivo, confira cinco tendências para ficar de olho e colocar em prática a partir de 2025:

1. Uso estratégico de dados

A análise de dados continuará sendo o coração das decisões estratégicas no varejo. Empresas que utilizam tecnologias para captar e interpretar informações do consumidor conseguem prever demandas, personalizar ofertas e otimizar estoques com mais precisão. Para Reolon, com o apoio de tecnologias como a Inteligência Artificial, os varejistas podem identificar padrões de consumo, antecipar tendências e fornecer recomendações personalizadas aos clientes. “A IA é capaz de processar grandes volumes de dados em tempo real, tornando a estratégia de dados ainda mais eficiente e precisa”, afirma.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, empresas que utilizam Inteligência Artificial em sua estratégia registram um crescimento médio de 15% nas vendas e um aumento de 10% na satisfação do cliente. “Os dados, aliados à inteligência artificial, permitem uma abordagem mais inteligente e ágil para atender as necessidades do consumidor, oferecendo experiências únicas e relevantes”, destaca Reolon.

2. Personalização de experiências

Com consumidores cada vez mais exigentes, a personalização é essencial para aumentar vendas e fidelizar clientes. Segundo uma pesquisa da Bain & Company, clientes fiéis tendem a gastar 67% a mais do que novos consumidores. Para o diretor de Retail da Linx, tecnologias de IA têm um papel central nessa estratégia, permitindo criar interações mais relevantes e previsões para entender melhor as preferências de cada cliente, antecipar necessidades e oferecer recomendações personalizadas.

“Nesse sentido, o conceito de concierge commerce entra em cena, transformando o varejista em um consultor pessoal para o cliente. Essa abordagem permite oferecer sugestões sob medida e acompanhar toda a jornada de compra. O concierge commerce é especialmente eficaz no mercado de luxo e em nichos, mas vem sendo adotado em setores mais amplos para fortalecer a lealdade dos clientes. É uma tendência para ficar de olho e começar a implementar o mais rápido possível”, explica Rafael Reolon.

Outra grande tendência para o diretor de Retail da Linx é o conversational commerce, que utiliza ferramentas como WhatsApp e outros aplicativos de mensagem para criar um canal de interação próximo e eficiente. Nesse modelo, o cliente pode receber orientações em tempo real, consultar produtos e fechar compras diretamente pela conversa. “Ferramentas como o WhatsApp oferecem uma experiência de compra personalizada, onde dúvidas são resolvidas rapidamente, criando uma relação de confiança e proximidade”, revela Reolon.

Esses recursos não apenas aumentam as vendas, mas também fortalecem o relacionamento com os clientes, tornando a marca mais presente e confiável no dia a dia dos consumidores.

3. Omnichannel como estratégia indispensável

O omnichannel, que integra canais on e offline, é uma necessidade para o varejo. “A experiência do cliente precisa ser fluída e conectada, permitindo que ele transite entre diferentes canais sem atritos. O consumidor de hoje quer comprar no lugar mais conveniente, seja online, na loja física ou até por redes sociais, e espera que as marcas entreguem uma experiência consistente”, diz o executivo.

Reolon explica que um cliente pode iniciar uma compra no site, concluir pelo WhatsApp e retirar na loja. “Essa integração exige tecnologias robustas de gestão e atendimento para manter todos os pontos de contato conectados. Varejistas que investirem no omnichannel estarão mais preparados para atender às expectativas dos consumidores modernos e aumentar sua competitividade”, afirma.

4. Retail Media como nova fonte de receita

O varejo tem se consolidado como um canal poderoso para marcas alcançarem seus públicos. Com o crescimento do e-commerce e o uso de dados, varejistas podem monetizar suas plataformas digitais por meio de anúncios direcionados, criando outro fluxo de receita. “O retail media representa uma oportunidade para varejistas transformarem suas audiências em ativos rentáveis. É uma forma de agregar valor ao consumidor enquanto gera retorno financeiro”, explica Reolon.

5. Autoatendimento para otimizar a operação

De acordo com Rafael Reolon, totens, aplicativos e caixas de autoatendimento continuarão em alta em 2025 e nos próximos anos, oferecendo conveniência aos clientes e eficiência para os lojistas. Essa tecnologia é capaz de reduzir filas e o tempo de espera do cliente, além de melhorar a experiência de compra, especialmente em momentos de alta demanda. “Empresas que investem em autoatendimento criam um ciclo positivo de satisfação do cliente e aumento de produtividade da equipe”, aponta Rafael.

Segundo o executivo da Linx, essas cinco tendências refletem o caminho que o varejo deve seguir para se adaptar às novas demandas do mercado e aos avanços tecnológicos, principalmente olhando para o consumidor. Para Reolon, empresas que investirem nessas inovações estarão mais preparadas para crescer e se destacar em um cenário de mudanças rápidas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Redes sociais definem comportamentos de consumo nos setores de personal e home care

Próxima Postagem

NRF 2025 e os ecossistemas de serviços

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
NRF 2025 e os ecossistemas de serviços

NRF 2025 e os ecossistemas de serviços

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.