Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Digitalização é fundamental para crescimento das PMEs na América Latina

Estudo detectou que 53% das pequenas e médias empresas ainda operam na informalidade

Redação de Redação
20 de dezembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Digitalização é fundamental para crescimento das PMEs na América Latina

Com o aumento do uso de celulares, existe uma grande oportunidade de digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs) via soluções como Tap to Phone, QR Code, tecnologia de pagamento por aproximação e plataformas de mídia social.

Realizado pela Americas Market Intelligence na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, um estudo divulgado pela Visa buscou mostrar como os desafios e necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs) latino-americanas mudaram com a pandemia.

O trabalhou revelou que 21 milhões de PMEs estabelecidas nesses países ainda não aceitam pagamentos eletrônicos. Isso equivale a 53% do total de PMEs nos países pesquisados. Além disso, mais de 53% das PMEs operam na informalidade.

Pagamentos digitais

Ainda de acordo com a pesquisa, 80% dos estabelecimentos da região que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia eram micro e pequenas empresas.

“Nosso estudo revela o quanto acelerar a implementação de soluções econômicas e acessíveis de aceitação digital é fundamental para a expansão do crescimento econômico inclusivo das PMEs na região. A aceitação de pagamentos digitais traz uma proposta de valor superior e real, decorrente do aumento das vendas e do consumo”, diz Xiko da Rocha Campos, vice-presidente sênior e head de Vendas e Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.

Campos destaca que a pandemia acelerou a adoção de QR Code, da tecnologia de pagamento por aproximação e de outros canais de aceitação novos por parte das PMEs. “Mas ainda existe uma oportunidade imensa para o ecossistema de pagamentos atingir os 74 milhões de estabelecimentos comerciais formais e informais cujas necessidades não são supridas hoje ou que não aceitam pagamentos eletrônicos”, afirma.

No total, 47% das empresas pesquisadas aceitam alguma forma de pagamento digital. Neste grupo, 74% disseram que a aceitação online aumentou suas vendas, enquanto 82% relataram aumento nas vendas com a aceitação de pagamentos digitais nas vendas presenciais.

“É muito importante oferecer diferentes tecnologias de aceitação para que os estabelecimentos comerciais possam atender seus consumidores, independentemente de como eles queiram pagar. Por sua vez, isso se traduz em mais vendas, ajudando a expandir o negócio. Mais de 40% dos pesquisados disseram que suas vendas aumentaram 11% ou mais depois que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos”, complementa.

Redes sociais para se comunicar 

A pesquisa também indicou que 80% das PMEs usam mídias sociais para se comunicar com os clientes e que, de março de 2020 a maio de 2021, a adoção do WhatsApp, do Facebook e do Instagram subiu 27%, 36% e 15%, respectivamente entre as empresas pesquisadas.

Com relação às necessidades e desafios das PMEs, o trabalho revelou que, com a pandemia, flexibilidade na realização de pagamentos com cartão de crédito e acesso a novas linhas de crédito são palavras de ordem no setor, assim como liquidez diária dos custos operacionais e estratégias para maximizar as vendas, pagar contas, comprar suprimentos/estoque.

“Reconhecendo que as pequenas empresas têm necessidades especiais e estão centradas em garantir as vendas e o fluxo de caixa e obter crédito de forma ágil e eficiente, na Visa, estamos absolutamente determinados a continuar apoiando energicamente suas operações, recuperação e expansão por meio de nosso arsenal de soluções empresariais inovadoras e personalizadas”, comenta Juan Pablo Cuevas, vice-presidente de Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.

“As PMEs são a espinha dorsal das nossas economias e é só por meio de uma abordagem de transformação digital que as ajudaremos a prosperar no mundo pós-covid.”

Segundo a pesquisa, as ferramentas tecnológicas que mais beneficiariam as PMEs são soluções de comércio em mídia social, gestão de fraude e acesso a linhas de crédito mais baratas e serviços bancários mais simples, com atendimento ao cliente personalizado.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Campus Party Brasil abre as inscrições do programa Startup 360

Próxima Postagem

As 3 dimensões da transformação digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
As 3 dimensões da transformação digital

As 3 dimensões da transformação digital

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile