Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mecanismos de buscas são a principal fonte de informação dos consumidores

Pesquisa foi divulgada durante o Latam Retail Show 2023

Redação de Redação
20 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

Os consumidores estão cada vez mais experientes no uso da tecnologia. Até o momento de esvaziar o carrinho de compras – seja em um site de e-commerce ou após percorrer uma fila na loja física – eles já tomaram várias decisões importantes. É o que diz o estudo Global Consumer Insights Pulse Survey – Brasil, da PwC, divulgado durante o Latam Retail Show 2023. O evento vai até amanhã, 21, em São Paulo.

Os dados apontam que mecanismos de busca são a principal fonte de informações antes de uma compra, com 63% no Brasil e 54% no mundo.  Sites de varejistas vêm logo atrás, com 46% no Brasil e 33% no mundo, e avaliações de clientes em sites de varejistas figuram em terceiro lugar, com 35% no Brasil e 31% no mundo.

Phygital, os consumidores também recorrem cada vez mais ao uso de dispositivos móveis quando estão em deslocamento. 51% dos brasileiros usam seus smartphones enquanto andam pelos corredores de uma loja para comparar produtos e consultar informações no site do varejista (36% no mundo) e 46% comparam o preço em sites concorrentes.

Aumento do D2C

A estratégia D2C (direct-to-consumer) também reflete nos resultados da pesquisa. Os consumidores estão evitando cada vez mais intermediários tradicionais e marketplaces para comprar diretamente das marcas. 62% dos brasileiros afirmam ter comprado produtos diretamente do site de uma marca (63% no mundo), e a expectativa é que essa fatia continue crescendo. 35% dizem que, embora ainda não tenham comprado diretamente com a marca, estão considerando essa opção (29% no mundo).

Os brasileiros que realizam compras sem intermediadores cita benefícios como autenticidade dos produtos (62%), variedade (44%), preços competitivos (53%) e disponibilidade de estoque (41%)

Assinatura de serviços 

Populares, a assinatura de serviços representa a escolha de adquirir um determinado produto ou serviço específico por um período fixo. Esse mercado cresceu mais de 300% de 2012 a 2019 para itens como roupas íntimas e audiolivros.

A economia é o fator principal para os brasileiros (51%). Na média global, a conveniência (51%) é a razão mais citada. Já o fator-chave para o cancelamento é não combinar com o estilo de vida do consumidor no Brasil (34%). No mundo, é não precisar mais do produto ou serviço, ou o preço alto (39%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Economia cresce 2,7% no trimestre encerrado em julho

Próxima Postagem

Remessa Conforme tem alíquota federal zero e não há previsão de revisão, diz Durigan

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Remessa Conforme tem alíquota federal zero e não há previsão de revisão, diz Durigan

Remessa Conforme tem alíquota federal zero e não há previsão de revisão, diz Durigan

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.