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Cerca de 83% dos consumidores brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

O levantamento foi realizado pelo Guia dos Melhores e revela que mesmo aqueles que não experimentam nenhuma emoção com produtos antigos ainda os consomem

Redação de Redação
20 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
CCerca de 83% dos consumidores brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

Aproximadamente 83% dos consumidores brasileiros sentem algum tipo de conexão emocional em relação às décadas de 80, 90 e 2000, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma de avaliação de produtos online Guia dos Melhores.

Para o estudo, foram entrevistadas 500 pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias. O videocassete foi destacado como o item mais citado pelos entrevistados, com 57% das respostas, seguido pelas TVs de tubo, com 43%, além dos telefones com fio (31%), câmeras analógicas (23%) e leitores de CDs portáteis, discmans, e videogames, cada um mencionado por 21% dos respondentes.

“Quando surgiram os videocassetes com suas fitas VHS, criaram-se novos hábitos relacionados à televisão. O ato de ir até uma locadora e passar, muitas vezes, algumas horas escolhendo um filme, marcou toda uma geração e é lembrado com carinho até hoje”, explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Além disso, dos 83% dos consumidores que afirmam sentir nostalgia por esses produtos, cerca de 49% afirmam ainda consumi-los, enquanto os 17% que alegam não sentir qualquer emoção com o uso desses itens antigos, 12% responderam que os consomem mesmo assim.

Música, cinema e TV

As músicas foram o item mais citado quando se trata de mídias que marcaram gerações, com 69% das respostas, seguidas pelos programas de TV com 43%, filmes com 35% e fotografias com 24%.

No que diz respeito ao audiovisual, as refilmagens ou sequências de filmes das décadas passadas são as propostas que mais chamam a atenção dos consumidores brasileiros, com 29% dos entrevistados mencionando preferências como Jumanji, Top Gun ou a franquia Star Wars, por exemplo. As versões live-action de desenhos animados aparecem logo em seguida, citadas por 21% dos respondentes, assim como as produções relacionadas ao universo dos super-heróis, também com 21%.

“Analisando as respostas levantadas, podemos perceber que a tendência dos produtos nostálgicos é realmente um sucesso, pois ela resgata o sentimento de saudosismo em grande parte dos entrevistados, e ainda consegue ser consumida por parte daqueles que não sentem a conexão”, afirma.

Produções como a série Stranger Things ou o filme It – A Coisa, que apresentam uma atmosfera mais nostálgica, também foram citadas por 12% dos entrevistados.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

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