Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday será de ultra personalização na busca e rapidez na entrega para o e-commerce

Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, falou à Mercado&Consumo sobre expectativas para a data

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de setembro de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

A ultra personalização da busca e a entrega cada vez mais rápida são práticas que o e-commerce não pode se dar ao luxo de ignorar – especialmente agora que as lojas físicas estão abertas sem restrições e que datas comemorativas importantes para o varejo se aproximam, como Black Friday, Dia das Crianças, Dia dos Solteiros e Natal.

“Nos Estados Unidos, o custo do abandono do carrinho é da ordem de US$ 300 bilhões. É importante pensar no processo de agilização da busca do usuário”, alerta, em entrevista à Mercado&Consumo, a diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, Milena Leal.

Para fazer com que o usuário tenha uma melhor experiência dentro do site dos varejistas, a executiva diz que é preciso pensar em como tornar toda a jornada mais interessante. Isso pode ser feito por meio da visualização de produtos, por exemplo, justamente na hora da busca. O cliente pode usar uma foto de um item que está procurando para buscar outros semelhantes.

“Essa busca pode trazer produtos com alta personalização, com base no comportamento e no relacionamento que o consumidor tem com o e-commerce, garantindo que no momento da busca o cliente encontre rapidamente o que está procurando.”

Milena Leal destaca o papel das recomendações feitas por Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência do consumidor. “Nesse caso, com base no perfil dentro do e-commerce do varejista, usa-se uma solução de recomendação baseada no perfil para que, no momento em que o cliente entra na busca, ele seja direcionado a uma oferta de produto que tem a ver com o que está procurando.”

Black Friday será de ultra personalização na busca e rapidez na entrega para o e-commerce
Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil

Inteligência Artificial

As soluções de IA permitem, ainda, que o e-commerce melhore a experiência do cliente por meio de atendimento feito via chatbots, que podem ajudar o cliente a concluir uma compra ou tirar dúvidas dele sobre um produto, por exemplo.

A tecnologia permite também que o varejista tenha um processo logístico melhor, seja na pré-venda, com o planejamento da demanda com base na visão histórica dos consumidores, seja no pós-venda, uma vez que o “lema da vez” é a agilidade.

“O consumidor está mais exigente em toda a experiência e com relação ao processo de recebimento do produto. O processo que oferece ao usuário mais assertividade faz com que ele consiga mais rapidamente encontrar o produto, colocar no carrinho e converter a compra.”

Milena Leal faz o alerta: “O e-commerce precisa estar preparado para esse momento de pico, tendo feito testes importantes para garantir que não vai haver nenhuma queda. Além disso, é preciso observar a experiência do usuário. Não adianta oferecer a melhor infraestrutura e o cliente não encontrar o produto certo.”

Confira a seguir  entrevista completa com Milena Leal, diretora de Negócios do Google Cloud no Brasil, no canal de podcasts da Mercado&Consumo:

https://open.spotify.com/episode/01au6Zrumki9oUyZvayZQ4

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Os desafios de uma gestão verdadeiramente customer centric

Próxima Postagem

Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar ‘de perto’ a inadimplência

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar 'de perto' a inadimplência

Fundo Garantidor de Crédito fala em monitorar 'de perto' a inadimplência

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile