Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Profissionais de compras se aliam à tecnologia em prol da arte de negociar

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
20 de setembro de 2021
no Artigos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Profissionais de compras se aliam à tecnologia em prol da arte de negociar

Se você já assistiu ao filme “Doze homens e uma sentença” deve se lembrar  de que a narrativa mostra a história de um jovem porto-riquenho que vai a julgamento acusado de ter matado o próprio pai.  Após apresentação das provas, 12 jurados se reúnem para decidir a sentença, que precisa ser unânime. A grande reviravolta ocorre quando o Sr. Davis, o 12º jurado, não tem certeza da culpa do rapaz, sendo o único com opinião contrária quando comparado aos outros 11 jurados que já haviam decidido pela condenação do réu. Sendo assim, o Sr. Davis começa a travar uma batalha de pura negociação para conseguir com que os outros jurados repensem sua decisão. O filme traz uma reflexão que podemos associar a uma das habilidades indispensáveis do profissional de compras que é a arte de negociar.

Para ser um comprador eficiente, é preciso ter não só o que chamamos popularmente de “lábia”, mas principalmente possuir referências setoriais, ter repertório. Isso porque, constantemente, o profissional precisa negociar com fornecedores os melhores preços, prazos e entregas. Assim como o Sr. Davis no filme, o executivo precisa dominar todas as técnicas para negociar de forma assertiva, como identificar os prós e contras de cada proposta e saber, de forma analítica, avaliar as melhores opções de produtos e serviços. E, para ter acesso a um amplo leque de dados e indicadores, sem dúvida, a tecnologia é a melhor aliada.

Já existem diferentes recursos tecnológicos que se tornaram o braço direito para todo o setor. Diferentemente de uns anos atrás, atualmente é possível obter ferramentas que apresentem, de maneira organizada, um cenário com informações de todos os fornecedores, comparando preços, prazos de entrega e formas de pagamento e, ainda, apresentando a melhor opção entre as disponíveis.

Há também recursos que permitem analisar os potenciais riscos dentro da operação e que gerenciam a cadeia de suprimentos em diferentes estados com maior controle e organização. A inteligência Artificial (IA) também chegou para otimizar processos operacionais dentro da área de compras, permitindo que os profissionais possam se concentrar mais na parte analítica do que na operacional do negócio.

Com dados em mãos, é possível ter uma visão clara, identificar as principais necessidades da empresa e a melhor forma de supri-las. A partir destas informações, a área de compras passou a ter mais indicadores de performance, que mostram os pontos a melhorar, contribuindo, assim, para as tomadas de decisão. Por isso, companhias que contam com um ecossistema tecnológico podem gerenciar todas as frentes da cadeia de suprimentos de forma orientada e rápida, obtendo um diferencial competitivo das demais empresas.

Assim como o ator principal do filme tem como missão moral garantir que ninguém seja prejudicado, o profissional de compras se encontra em uma posição semelhante. O profissional de compras tem como responsabilidade garantir o fornecimento ético de todas as cadeias de suprimentos. Ele deve se certificar, por exemplo, de que o produto que está sendo adquirido não teve exploração nas condições de trabalho em seu processo de produção. Com as soluções tecnológicas, esta análise se torna mais transparente, tendo em vista que é possível acessar todo o histórico da empresa, inclusive se certificar também se o fornecedor está alinhado com os princípios da sustentabilidade.

Costumamos dizer que os profissionais de procurement são um pouco de tudo, isso porque eles precisam dominar dados e a tecnologia, investigar as marcas e fornecedores que pretendem fechar parcerias, a fim de mitigar riscos, saber manusear recursos de inteligência artificial e, ainda, ter conhecimento de finanças. Finalmente, chegamos ao veredito final de que o comprador tem uma grande responsabilidade e importância no mercado como um todo, sendo uma peça-chave para a diminuição de prejuízos e aumento de lucros das empresas. Quem investe em uma boa área de compras, tem tudo!

Klyvian Flores é diretora de Marketing do Mercado Eletrônico

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Magalu bate recorde de 100 mil sellers no marketplace em setembro

Próxima Postagem

NRF anuncia que Retail’s Big Show voltará a ser presencial em 2022

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
NRF anuncia que Retail's Big Show voltará a ser presencial em 2022

NRF anuncia que Retail's Big Show voltará a ser presencial em 2022

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.